Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4675
Título: Blockchain: Publicações, Disrupção Tecnológica e Perspectivas para a Ciência Contábil
Autor(es): FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Palavras-chave: Blockchain; Tecnologia disruptiva; Contabilidade; Características das publicações
Editora / Evento / Instituição: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
Descrição: A evolução temporal da tecnologia no âmbito contábil apresenta-se como um paradigma disruptivo. Nesta perspectiva, o objetivo do estudo consiste em mapear as características das publicações que tratem de Blockchain, evidenciando o contexto de gestão de negócios, com foco para a área contábil. O Blockchain compreende uma tecnologia informacional, mais especificamente, um banco de dados para efetuação de transações que podem ser compartilhadas com as partes interessadas envolvidas nas operações. A partir da plataforma de dados da Scopus selecionou-se o portfólio para posterior análise, no package bibliometrix, no software R. Foram encontrados documentos a partir do ano de 2015, sendo o ápice de publicações em 2018. Notou-se uma diversidade significativa entre os países de origem dos pesquisadores, com destaque para: China, Estados Unidos e Coréia do Sul, respectivamente. Observou-se um número expressivo de publicações pelos autores asiáticos e maior qualidade (número de citações) de procedência americana e/ou europeia. O trabalho de Nakamoto (2008), referenciado como o precursor, é também o mais citado. Ainda sobre os artigos com maior número de citações, destacam-se temas como: “smart contracts”, “ethereum”, “new economy” e “public networks”. Estes tornam-se fontes de oportunidades no universo contábil, como por exemplo: o ethereum, mediante transações de valores; os smart contracts como facilitador de celebração de contratos entre as partes, assim como meio para minimizar possíveis custos de transação. O estudo contribuiu para a percepção de que esta tecnologia disruptiva conhecida como Blockchain torna-se cada vez mais relevante, principalmente em áreas, como a Contabilidade, cuja tecnologia se faz pertinente.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4675
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/3480
Aparece nas coleções:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.