Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4776
Título: Políticas e Instrumentos Gerenciais Utilizados na Gestão do Capital de Giro das Pequenas e Médias Empresas: Um Estudo Exploratório
Editora / Evento / Instituição: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
Descrição: Esta pesquisa, exploratória e descritiva, teve por objetivo analisar as políticas e os instrumentos gerenciais utilizados na gestão do capital de giro das pequenas e médias empresas industriais da cidade de João Pessoa/PB. A pesquisa envolveu um estudo empírico com 37 empresas, pertencentes a 12 setores da economia. O método escolhido para a coleta de dados foi a entrevista pessoal estruturada em um roteiro previamente elaborado. Como resultados principais tem-se que a maioria afirmou possuir uma política formal, do tipo moderada, revisada mensalmente, elaborada pelo diretor financeiro ou proprietário, tendo o volume de vendas como uma das variáveis que exerce maior influência, quando da sua elaboração. No que diz respeito aos instrumentos gerenciais mais utilizados pelas empresas pesquisadas na gestão do capital de giro, observou-se que as mais citadas foram, na ordem decrescente de uso: fluxo de caixa, controle de contas a pagar, controle de contas a receber e controle de estoques, concluindo que os instrumentos de gestão mais utilizados são os que formam o instrumental básico da gestão do capital de giro, segundo enfoque tradicional.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4776
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/812
Aparece nas coleções:Sociedade, Contabilidade e Gestão - UFRJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.