Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4819
Título: Primarização como Estratégia de Redução de Custos: uma Metodologia para Identificar e Mensurar os Fatores que Suportam a Decisão
Editora / Evento / Instituição: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
Descrição: Forçada pela crise de 2008, a indústria siderúrgica nacional teve que rever sua estrutura de custos para se manter competitiva. Dentre as estratégias adotadas, a primarização de serviços foi usada visando à redução de custos e da capacidade ociosa de pessoal e equipamentos advindas da queda nas vendas. Nesse contexto, elaboramos este trabalho que visa quantificar, a partir de um estudo de caso de primarização da manutenção eletromecânica na ArcelorMittal Tubarão (AMT), os resultados desta tomada de decisão. Listamos como principais vantagens da primarização na AMT a redução de 24,41% nos custos dos serviços de manutenção; a redução no nível de retrabalho e de acidentes com perda de tempo (CPT); o aumento da produtividade e do índice de acerto de paradas programadas. Os fatores que mais contribuíram para a primarização dos serviços foram: acordos coletivos de trabalho das contratadas, nos últimos dez anos, superiores aos das contratantes e a incidência de lucro, taxas de administração e impostos sobre os custos da mão de obra e benefícios com pessoal. Este trabalho também conclui que se os preços dos serviços de terceiros fossem corrigidos apenas pela inflação (INPC), nos últimos dez anos, a primarização dos serviços, sob a ótica de custos, seria inviabilizada.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4819
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/2551
Aparece nas coleções:Sociedade, Contabilidade e Gestão - UFRJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.