Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4863
Título: | Educação à Distância e suas Peculiaridades: Uma Análise da Aplicação no Ambiente Público |
Editora / Evento / Instituição: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ |
Descrição: | Essa pesquisa teve a intenção de constatar, através da mediação de um ensaio teórico, o uso da educação à distância como um programa eficaz para o aperfeiçoamento de pessoal. Justifica-se a importância desse estudo por se conhecer as características dessa modalidade, aplicadas aos servidores públicos. A análise foi feita de forma descritiva, se restringiu a um ensaio teórico, tomando por base, para consolidar as informações uma experiência prática realizada junto a um órgão público, localizado no Estado de Pernambuco. A conclusão desse trabalho resultou em dois pontos a serem explanados: o perfil do servidor público e as características da EAD para esse grupo. Quanto ao perfil se resume aos fatores que foram abordados na construção do subtítulo “Contexto Social dos Servidores Públicos”, como sendo: A maior parte já constituiu família; apresenta tempo mínimo para os estudos; são profissionais com certa maturidade; fazem parte, em sua maioria, da classe média; tem um bom nível educacional. Quanto às características da modalidade de educação à distância se restringe a: servidores escolhidos por área de trabalho; estudo realizado em sua maior parte no ambiente de trabalho; pessoas maduras com família constituída; utilização de tempo parcial para os estudos; cursos disponibilizados para atender as necessidades das atribuições; tutores do ambiente público com maior grau de conhecimento na área explorada; uso da internet; participação nos cursos com espaço de tempo diferenciado; o próprio órgão gerencia; promove redução de custos; avalia o conteúdo e o nível de aprendizado através de atividades semanais. Diante disso, o resultado da pesquisa mostra a importância da EAD quando bem projetada e, alerta para as falhas existentes se a estrutura não estiver delineada de forma eficaz, deixando de atender as necessidades individuais de cada usuário. Sugere-se para expansão da pesquisa, a análise da EAD em nível internacional, apresentando a evolução dessa sistemática. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4863 |
Outros identificadores: | http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/1377 |
Aparece nas coleções: | Sociedade, Contabilidade e Gestão - UFRJ |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.