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Título: Contrato Psicológico em Empresas de Alta Performance: A Dor e a Delícia de ser um Trabalhador Contemporâneo
Editora / Evento / Instituição: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
Descrição: Mudanças mais amplas na estrutura produtiva capitalista delinearam um cenário marcado pela competição acirrada entre as empresas, que vem demandando uma mão de obra cada vez mais comprometida e disposta a dedicar grande parte de seu tempo às organizações (GREEN, 2001). Esta dedicação intensa do trabalhador envolve aspectos que vão desde o aumento das horas de trabalho, passando pela forma de pensar na organização, vista como uma extensão da própria vida, até a opção pelo trabalho, em detrimento da vida pessoal. É nesse contexto que as organizações de trabalho tradicionais vêm cedendo lugar às organizações caracterizadas por utilizarem os sistemas de trabalho de alta performance. Estes sistemas propiciam aos trabalhadores maior autonomia e controle sobre os seus processos de trabalho, o que lhes conferem maiores responsabilidades para resolver problemas técnicos e operacionais (APPELBAUM, 2002). Apesar de existirem muitos estudos recentes que abordam essa nova dinâmica de trabalho (HUGHES, 2008; WOOD e MENEZES, 2011) estes, em sua maioria, tendem a se concentrar na explicação das características dos sistemas de trabalho de alta performance. Todavia, são poucos os estudos que se dedicam a melhor compreender as motivações que levam os indivíduos a trabalhar em ritmo intensificado e por longas horas, de forma aparentemente voluntária. A constatação da adoção crescente dos sistemas de trabalho de alta performance, no contexto atual das relações de trabalho, bem como da atratividade que as organizações que os adotam exercem sobre um grupo expressivo de trabalhadores, motivou a realização desta pesquisa, que objetivou conhecer os termos dos contratos psicológicos que se estabelecem entre profissionais e organizações de alta performance.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4902
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/2257
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