Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4934
Título: | Educação Superior, Inserção Profissional e Origem Social: Limites e Possibilidades |
Editora / Evento / Instituição: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ |
Descrição: | O artigo objetivou analisar os impactos da formação universitária na inserção profissional de formandos do curso de Administração, tendo em perspectiva o debate teórico mais amplo sobre os efeitos dessa formação na inserção social de seus detentores. Para alcançar o objetivo realizou-se um levantamento, nos anos de 2007, 2008 e 2009, junto a alunos do curso de Administração de uma renomada Universidade particular do Rio de Janeiro, que procurou explorar as possíveis relações entre a obtenção do diploma, a origem social do diplomado e a sua inserção no mercado de trabalho. Foram abordados alunos do último semestre do curso e analisadas variáveis como perfil sócio-econômico; grau de escolaridade dos pais e ocupação atual. Buscou-se identificar possíveis diferenças entre as condições de inserção no mercado de trabalho dos respondentes de maior e menor renda. Os resultados obtidos, não indicaram diferenças entre os postos de trabalho ocupados pelos indivíduos oriundos dos dois grupos, reforçando a premissa de que a educação tem uma influência decisiva na inserção social e profissional. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4934 |
Outros identificadores: | http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/2075 |
Aparece nas coleções: | Sociedade, Contabilidade e Gestão - UFRJ |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.