Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4947
Título: Relações de Poder e Legitimidade dos Produtos Vendidos nas Feiras Orgânicas do Rio de Janeiro: Uma Análise Crítica à Luz da Teoria do Poder Simbólico de Bourdieu e da Escola Estratégica de Poder de Mintzberg
Editora / Evento / Instituição: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
Descrição: Este artigo analisa as relações sociais e a construção de poder entre os diversos atores pertencentes ao universo das feiras orgânicas da cidade do Rio de Janeiro, tendo como base conceitos das teorias organizacionais do Poder Simbólico de Bourdieu e da Escola Estratégica de Poder de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel. Busca-se compreender como as interações humanas (formação de coalizões e redes de poder ou grupos de interesse) e o sistema simbólico vigente nas feiras afetam a legitimidade dos produtos vendidos. Para o levantamento de informações pertinentes ao estudo, foram realizadas, além da pesquisa bibliográfica, entrevistas com agricultores e coordenadores de duas feiras da cidade e com uma representante de uma entidade responsável pela avaliação da conformidade orgânica, entre os meses de junho e setembro de 2011. Os resultados apurados indicam que o poder simbólico exercido pelos feirantes e por entidades responsáveis pelo controle e avaliação da conformidade orgânica, organizados sob a forma de coalizões e redes de poder, sobre o ambiente em que atuam, podem influenciar a legitimidade dos produtos vendidos nas feiras analisadas.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4947
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/2677
Aparece nas coleções:Sociedade, Contabilidade e Gestão - UFRJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.