Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4949
Título: Análise da Importância das Competências em Tecnologia e Sistemas de Informação para a Formação de Contadores sob a Perspectiva de Gênero
Editora / Evento / Instituição: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
Descrição: O presente estudo tem por objetivo examinar a importância de se obter competências em Sistemas de Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI) para a formação acadêmica em Contabilidade, a partir da perspectiva de gênero. A amostra reuniu 506 alunos de cursos de graduação em Ciências Contábeis de seis Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no estado do Rio de Janeiro, sendo 248 homens (49%) e 258 mulheres (51%). A coleta de dados deu-se por meio de questionário distribuído em novembro e dezembro de 2014, e teve como base o Currículo Mundial Revisado (CMR) proposto para contadores pela ONU/UNCTAD/ISAR. Os dados foram tratados utilizando-se estatísticas descritivas e o Teste de Mann-Whitney. Dentre os achados, destaca-se que os alunos da amostra percebem a elevada importância da posse das competências referentes a SI e TI para sua formação acadêmica, independentemente do gênero. Em contraponto, infere-se que as mulheres atribuem mais importância à obtenção de conhecimentos sobre softwares de comunicação e de uso mais geral, enquanto os homens voltam-se para conhecimentos mais específicos, aplicados em soluções de negócio.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4949
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/2679
Aparece nas coleções:Sociedade, Contabilidade e Gestão - UFRJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.