Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4968
Título: Perspetiva dos Consumidores do Norte de Portugal Face à Responsabilidade Social Empresarial
Editora / Evento / Instituição: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
Descrição: A prática da responsabilidade social tem vindo, particularmente nas últimas décadas, a cultivar uma sociedade mais consciente no bem comum e na sustentabilidade das gerações futuras. Assim, não é de estranhar que alguns consumidores procurem responder positivamente a ações de responsabilidade social. É objetivo deste estudo verificar se os consumidores do norte de Portugal, maiores de 18 anos, são influenciados pela responsabilidade social nos consumos realizados em três segmentos de compras: comércio a retalho, feiras e mercados e nos centros comerciais e, em que medida a responsabilidade social consegue influenciar a perceção de valor e a intenção de compra desses consumidores. Para o efeito foram aplicados 1804 questionários a consumidores pertencentes aos três grupos comerciais/empresariais citados. Os questionários foram todos validados aplicando-se uma análise fatorial. Os resultados demonstraram que: 1) os consumidores dos grupos a retalho e centros comerciais têm maior propensão para adquirirem produtos de empresas/marcas socialmente responsáveis; 2) os consumidores do grupo feiras e mercados não se mostraram tão sensíveis à questão da responsabilidade social, mas mais ao preço dos produtos e em alguns casos, diminutos, à sua qualidade.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4968
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/2847
Aparece nas coleções:Sociedade, Contabilidade e Gestão - UFRJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.