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Título: MARKET VALUE AND VOLUNTARY DISCLOSURE: AN EMPIRICAL STUDY IN COMPANIES LISTED ON BM&FBOVESPA
VALOR DE MERCADO Y DIVULGACIÓN VOLUNTARIA: ESTUDIO EMPÍRICO EM COMPAÑÍAS COTIZADAS EN LA BM&FBOVESPA
VALOR DE MERCADO E DISCLOSURE VOLUNTÁRIO: ESTUDO EMPÍRICO EM COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
Editora / Evento / Instituição: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Descrição: This study investigates empirically the relationship between the market value (measured by Tobin´s q coefficient) and voluntary disclosure of economic, social and environmental information by companies listed on the BM&FBovespa from 2007 to 2011. The results indicate a significant positive relationship between economic voluntary disclosure and the market value of firms, as well as, a significant negative relationship between the market value and environmental voluntary disclosure, suggesting a tradeoff between the view of the investor and manager. Concerning social voluntary disclosure, the results did not indicate significant relationship.Keywords: Market value; Voluntary disclosure; Corporate Social Responsibility. 
Este estudio investiga, de forma empírica, la relación entre el valor de mercado (mensurado por el Q de Tobin) y la divulgación voluntaria de informaciones económicas, sociales y ambientales, en informes de las compañías cotizantes en la BM&FBovespa, en el período de 2007 a 2011. Los resultados de este estudio apuntan a la existencia de una relación significante y positiva entre la divulgación voluntaria económica y el valor de mercado de las empresas; y una relación significante y negativa entre el valor de mercado y la divulgación voluntaria ambiental, sugerencia un trade off entre la visión del inversor y la del gestor. Con respecto a la divulgación social voluntario, los resultados no mostraron una relación significativa. Palabras clave: Valor de mercado; Revelación voluntaria; Responsabilidad social empresarial.
Este estudo investiga empiricamente a relação entre o valor de mercado (mensurado pelo Q de Tobin) e a divulgação voluntária de informações econômicas, sociais e ambientais, em relatórios das companhias listadas na BM&FBovespa no período de 2007 a 2011. Os resultados desse estudo apontam a existência de relação significante e positiva entre a divulgação voluntária econômica e o valor de mercado das empresas; e uma relação significante e negativa entre o valor de mercado e a divulgação voluntária ambiental, sugerindo um trade off entre a visão do investidor e do gestor. Em relação à divulgação social voluntária, os resultados não apontaram existir relação significativa.Palavras-chave: Valor de mercado; Disclosure voluntário; Responsabilidade social corporativa. 
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5119
Outros identificadores: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4886
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

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