Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5179
Título: COMPETITIVE INTELLIGENCE: A STUDY OF THE INVOLVEMENT BY SENIOR CORPORATE MANAGEMENT AT REDEPETRO COMPANIES
INTELIGENCIA COMPETITIVA: UN ESTUDIO DEL ENVOLVIMIENTO DE LA ALTA DIRECCIÓN EN LAS EMPRESAS DE LA REDEPETRO
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: UM ESTUDO DO ENVOLVIMENTO DA ALTA DIREÇÃO NAS EMPRESAS DA REDEPETRO
Editora / Evento / Instituição: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Descrição: The objective of this study is to identify the most significant contributors for the competitive intelligence development at REDEPETRO´s companies in Rio Grande do Norte with 88 partner companies in the city of Mossoró-RN. The non probable sampling resulted in 59 valid responses. It involves a correlated research, such as a survey, classified as exploratory and descriptive of the goals on the central objectives abording quantitative and temporal cross-section. The results indicated that the involvement of high direction in the competitive intelligence systems allows consistent market monitoring and competitive performance that can lead modifications to deliberate strategies.The gathering is market information needs to be able to focus on effective supporting decision making processes and the information must be compatible with the strategic goals with the assistance of effective tools and reliable sources.Keywords: Competitive intelligence. Strategic information. Decision making process. High direction involvement or senior management. REDEPETRO.
 Este estudio busca identificar los indicadores más significativos para el desenvolvimiento de inteligencia competitiva en las empresas de la REDEPETRO-RN, con 88 empresas asociadas en la ciudad de Mossoró-RN. La muestra no probabilística resultó en 59 respuestas válidas. Se trata de una investigación tipo survey, clasificada como exploradora y descriptiva en relación a los objetivos, con abordaje cuantitativo e temporalidad cross-section. Los resultados indicaron que el envolvimiento de la alta dirección en los sistemas de inteligencia competitiva permite un monitoreo consistente del mercado y comportamiento de la competencia que pueden llevar a modificaciones de las estrategias deliberadas. La recolección de informaciones mercadológicas necesita enfoque para apoyar eficazmente el proceso decisivo, y las informaciones deben ser compatibles con los objetivos estratégicos por medio de instrumentos eficaces y fuentes confiables.Palabras clave: Inteligencia Competitiva. Informaciones estratégicas. Proceso decisivo. Envolvimiento de la Alta Dirección. REDEPETRO.
Este estudo visa identificar os indicadores mais significativos para o desenvolvimento de inteligência competitiva nas empresas da REDEPETRO-RN, que conta com 88 empresas associadas na cidade de Mossoró-RN. A amostragem não probabilística resultou em 59 respostas válidas. Trata-se de uma pesquisa aplicada do tipo survey, classificada como exploratória e descritiva quanto aos objetivos, com abordagem quantitativa e temporalidade cross-section. Os resultados indicaram que o envolvimento da alta direção nos sistemas de inteligência competitiva permite um monitoramento consistente do mercado e do comportamento da concorrência, que podem levar a modificações das estratégias deliberadas. A coleta de informações mercadológicas precisa de foco para apoiar eficazmente o processo decisório, e as informações devem ser compatíveis com os objetivos estratégicos por meio de instrumentos eficazes e fontes confiáveis.Palavras-chave: Inteligência competitiva. Informações estratégicas. Processo decisório. Envolvimento da Alta Direção. REDEPETRO.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5179
Outros identificadores: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/7036
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.