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Título: THE VALUE RELEVANCE ASSESSMENT OF INFORMATION ABOUT THE FAIR VALUE HIERARCHY OF BRAZILIAN COMPANIES
LA EVALUACIÓN DE LA VALUE RELEVANCE DE LAS INFORMACIONES ACERCA LA JERARQUÍA DEL VALOR RAZONABLE DE LAS COMPAÑÍAS BRASILEÑAS
AVALIAÇÃO DO VALUE RELEVANCE DAS INFORMAÇÕES SOBRE A HIERARQUIA DO VALOR JUSTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Editora / Evento / Instituição: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Descrição: The aim of this study was to evaluate whether the value relevance of fair value Level 1 and 2 is greater than the value relevance of Level 3. This is a descriptive research, quantitative character and data analysis was developed based on the linear regression method. The sample consists of 50 companies listed in the Index IBrx-100 BM&FBOVESPA that presented information on the fair value hierarchy. The data collection was conduced in the quarterly financial statements and explanatory notes from the first quarter of 2013 to the fourth quarter of 2014. The results for assets at fair value showed that the only variable AVJ3 (1,05) have value relevance, positive and statistically significant coefficient. For liability, PVJ12 (7,64) and PVJ3 (6,92) had relevance value, but the different coefficient of the theoretically expected negative. Responding to the main research objective, it is possible to affirm that the value relevance of Levels 1 and 2 is greater than value relevance of Level 3 for liabilities. From the results it can also be inferred that investors interpreted the liability amounts to fair value wrongly, as had already been observed in studies of Gaynor, McDaniel and Yohn (2009) and Lachmann, Wöhrmann and Wömpener (2011).Keywords: Fair value. Fair value hierarchy. CPC 46. Value relevance.
El objetivo de este estudio fue evaluar si la value relevance del valor razonable de nivel 1 y 2 es mayor que el value relevance de Nivel 3. Se trata de un estudio descriptivo de carácter cuantitativo y fue desarrollado sobre la base del método de regresión lineal. La muestra se compone de 50 compañías listadas en IBRX-100 BM&FBOVESPA que presentan información sobre la jerarquía del valor razonable. Los datos utilizados para el análisis de este estudio fueron recogidos en los estados financieros trimestrales y notas de las empresas analizadas y se refieren al período comprendido entre el primer trimestre de 2013 al cuarto trimestre de 2014. Los resultados mostraron que para los activos un valor razonable, sólo la variable AVJ3 (1,05) tenía value relevance, coeficiente positivo y estadísticamente significativo. Para pasivo, PVJ12 (7,64) y PVJ3 (6,92) tenían value relevance, pero con diferente coeficiente de lo negativo esperado teóricamente. En respuesta al objetivo general de la investigación, solamente se puede decir que la value relevance de los niveles 1 y 2 es mayor que el value relevance de Nivel 3 para los pasivos. Por otra parte, a partir de los resultados se puede inferir que los inversores interpretaron los importes de los pasivos a valor razonable en contra de la manera esperada, como ya se había observado en estudios de Gaynor, McDaniel y Yohn (2009) y Lachmann, Wöhrmann y Wömpener (2011).Palabras clave:Valor razonable. Jerarquía de valor justo. CPC 46. Value relevance. 
O objetivo deste estudo foi avaliar se o value relevance do valor justo a Nível 1 e 2 é maior que o value relevance do Nível 3. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, desenvolvida com base no método de regressão linear-logarítmica. A amostra foi composta por 50 empresas listadas no Índice IBrx-100 da BM&FBOVESPA que apresentaram informações sobre a hierarquia do valor justo. Os dados utilizados para as análises deste estudo foram coletados nas demonstrações financeiras trimestrais e notas explicativas das empresas analisadas e referem-se ao período entre o primeiro trimestre de 2013 ao quarto trimestre de 2014. Os resultados da pesquisa demonstraram que, para os ativos a valor justo, apenas a variável AVJ3 (1,05) apresentou value relevance, coeficiente positivo e estatisticamente significativo. Para os passivos, PVJ12 (7,64) e PVJ3 (6,92) apresentaram value relevance, porém, com coeficiente diferente do teoricamente esperado de negativo. Respondendo ao objetivo geral da pesquisa, apenas é possível afirmar que o value relevance dos Níveis 1 e 2 é maior que value relevance do Nível 3 para os passivos. Além disso, a partir dos resultados pode se inferir que os investidores interpretaram os valores do passivo a valor justo de forma contrária ao esperado, conforme já havia sido observado nos estudos de Gaynor, McDaniel e Yohn (2009) e Lachmann, Wöhrmann e Wömpener (2011).Palavras-chave: Valor justo. Hierarquia do valor justo. CPC 46. Value relevance.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5184
Outros identificadores: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/7238
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

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