Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5256
Título: VALUE RELEVANCE OF SEGMENT REPORTING DISCLOSURE
VALUE RELEVANCE DE LA DIVULGACIÓN DE INFORMACIÓN POR SEGMENTO
VALUE RELEVANCE DA EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES POR SEGMENTO
Palavras-chave: CPC 22. Value relevance. Segment information. Disclosure.
CPC 22. Relevancia del valor. La información por segmentos. La divulgación.
CPC 22. Value relevance. Informações por segmento. Evidenciação.
Editora / Evento / Instituição: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Descrição: The objective of this research was to verify if segment information, specifically net income and shareholders 'equity by segment, are relevant to investors' decision making. The survey sample is composed of 26 non-financial companies listed on the Ibovespa index, considering the period from 2010 to 2014. The results suggest that, for the sample considered, the consolidated stock information per share and net earnings per share are more relevant for the decision making process than this information segregated by business segment. The net earnings per share of the second and third segments were relevant to the decision making process, since the stockholders´ equity figures per share were not relevant to change the investors' decision. Thus, it is concluded that the net earnings per share information of the second and third business segment are value relevance and that net equity per segment can not be considered relevant for decision making.
El objetivo de esta investigación fue determinar si la información del segmento, los ingresos netos y específicamente el patrimonio neto por segmentos, son relevantes para el proceso de toma de decisiones de los inversores. La muestra de la encuesta consiste en 26 empresas no financieras que cotizan en el índice Ibovespa, teniendo en cuenta el período de 2010 a 2014. Los resultados sugieren que para la muestra considerada, los activos netos de la información por acción y ganancias consolidadas por acción son más relevantes al proceso de toma de decisiones que la información desglosada por segmentos de negocio. Las ganancias por acción para el segundo y tercer segmento que ser relevante en el proceso de toma de decisiones, ya que los valores de los activos netos por acción por segmento no eran pertinentes para cambiar la decisión de los inversores. Por lo tanto, se concluye que los ingresos netos información por acción del segundo y tercer segmento de negocio son el valor pertinencia y equidad por segmentos no pueden ser considerados relevantes para la toma de decisiones.
O objetivo desta pesquisa foi verificar se as informações por segmento, especificamente o resultado líquido e o patrimônio líquido por segmento, são relevantes para o processo decisório dos investidores. A amostra da pesquisa é composta por 26 companhias abertas não financeiras listadas no índice Ibovespa, considerando o período de 2010 a 2014. Os resultados sugerem que, para a amostra considerada, as informações patrimônio líquido por ação e resultado líquido por ação consolidadas são mais relevantes para o processo decisório do que essas informações segregadas por segmento de negócio. O resultado líquido por ação do segundo e do terceiro segmento se mostraram relevantes para o processo decisório, já os valores do patrimônio líquido por ação por segmento não se mostraram relevantes para alterar a decisão dos investidores. Assim, conclui-se que as informações resultado líquido por ação do segundo e do terceiro segmento de negócio são value relevance e que o patrimônio líquido por segmento não pode ser considerado relevante para a tomada de decisão.  
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5256
Outros identificadores: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/11572
10.21680/2176-9036.2018v10n1ID11572
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.