Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5257
Título: STUDENTS SATISFACTION WITH THE COURSE OF ACCOUNTING: AN ANALYSIS IN DIFFERENT HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS
SATISFACCIÓN DE LOS ALUMNOS COM EL CURSO DE CIENCIAS CONTABLES: UM ANÁLISIS EN DIFERENTES INSTITUCIONES DE ENSEÑANZA SUPERIOR
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS COM O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave: Satisfaction. Students. Accounting Sciences.
Satisfacción. Estudiantes. Ciencias Contables.
Satisfação. Estudantes. Ciências Contábeis.
Editora / Evento / Instituição: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Descrição: The objective of this study was to evaluate how student interest (IE) and teacher involvement (EP) influence the general satisfaction (SG) of undergraduate students in Accounting in different types of Higher Education Institutions (HEIs). For this purpose data were collected in two universities, one public and free of charge and other community and paid education, and in a private and for-profit university center. The data were obtained with a questionnaire answered on a scale of agreement by the students. Sociodemographic variables were also taken to analyze the influence of other factors. The theoretical framework focused on the quality of educational services and the satisfaction they produce. The methodological procedures included mean comparisons and regression analysis from the factor scores generated for each construct. The results obtained allow concluding that gender does not influence satisfaction, but students from the initial semesters are more satisfied. In turn, teacher involvement and student interest influence general satisfaction, however differently. In the university center EP and IE present a greater explanatory power of the SG, although the satisfaction in this type of HEI is statistically smaller than in the two universities. The practical implications of these findings may contribute to a better adaptation of the curriculum of the course and of the teaching plans.
El objetivo de este estudio fue evaluar como el interés del estudiante (IE) y el envolvimiento del profesor (EP) influyen en la satisfacción general (SG) de los alumnos de grado en Ciencias Contables de diferentes tipos de Instituciones de Enseñanza Superior (IES). Para ello se levantaron datos en dos universidades, una pública y gratuita y otra comunitaria y de enseñanza paga, así como en un centro universitario privado con finalidad lucrativa. Los datos fueron obtenidos con un cuestionario respondido por los alumnos en una escala de concordancia. También se registraron variables sociodemográficas para analizar la influencia de otros factores. En el marco teórico se focalizó en la calidad de los servicios educacionales y en la satisfacción que ellos producen. Los procedimientos metodológicos incluyeron comparaciones de medias y análisis de regresión a partir de los escores factoriales generados para cada constructo. Los resultados alcanzados permiten concluir que el género no influye en la satisfacción, pero los estudiantes de los períodos iniciales se muestran más satisfechos. Por su vez, el envolvimiento del profesor y el interés del estudiante tienen influencia sobre la satisfacción general, con todo de manera diferente. En el centro universitario EP e IE presentan un poder explicativo mayor de la SG, aunque la satisfacción en ese tipo de IES sea estadísticamente menor que en las dos universidades. Las implicaciones prácticas de estas conclusiones pueden contribuir para una mejor adecuación del curriculum del curso y de los planos de enseñanza de los docentes.
O objetivo deste estudo foi avaliar como o interesse do estudante (IE) e o envolvimento do professor (EP) influenciam na satisfação geral (SG) dos alunos de graduação em Ciências Contábeis em diferentes tipos de Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto se levantaram dados em duas universidades, uma pública e gratuita e outra comunitária e de ensino pago, e num centro universitário privado e com finalidade lucrativa. Os dados foram obtidos com um questionário respondido numa escala de concordância pelos alunos. Também se levantaram variáveis sociodemográficas para analisar a influência de outros fatores. No marco teórico se focalizou na qualidade dos serviços educacionais e na satisfação que eles produzem. Os procedimentos metodológicos incluíram comparações de médias e análise de regressão a partir dos escores fatoriais gerados para cada constructo. Os resultados obtidos permitem concluir que o gênero não influencia na satisfação, mas os estudantes dos períodos iniciais mostram-se mais satisfeitos. Por sua vez, o envolvimento do professor e o interesse do estudante têm influencia sobre a satisfação geral, contudo de maneira diferente. No centro universitário EP e IE apresentam um poder explicativo maior da SG, embora a satisfação nesse tipo de IES seja estatisticamente menor que nas duas universidades. As implicâncias práticas destes achados podem contribuir para uma melhor adequação do currículo do curso e dos planos de ensino dos docentes.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5257
Outros identificadores: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/11663
10.21680/2176-9036.2018v10n1ID11663
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.