Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5280
Título: PERCEPTION OF STUDENTS AND ACCOUNTS OF ACCOUNTING SCIENCES ON THE ACCESSION OF BRAZILIAN COMPANIES TO IFRS
PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES Y EGRESOS DE CIENCIAS CONTABLES SOBRE LA ADHESIÓN DE LAS EMPRESAS BRASILEÑAS A LAS IFRS
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E EGRESSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A ADESÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS ÀS IFRS
Palavras-chave: Adherence to IFRS.; Impacts of adoption. Perception of students. Perception of graduates.
Adhesión a las IFRS. Impactos de la adopción. Percepción de estudiantes; Percepción de los egresados.
: Adesão às IFRS. Impactos da adoção. Percepção de estudantes. Percepção de egressos.
Editora / Evento / Instituição: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Descrição: The purpose of this article is to analyze the perception of students and graduates of Accounting Sciences on the adherence to international accounting standards in the IFRS standard by Brazilian companies. Data collection was done through a questionnaire containing 16 closed questions and an open question, sent via the google forms tool. The research sample is made up of 34 respondents, undergraduate students and graduates from Accounting Sciences of the Alto Vale do Itajaí (SC). In general, the results indicated that, in relation to knowledge of IFRS, it is perceived as partial and obtained in refresher courses. Regarding the impacts of adopting IFRS, the standards introduced relevant concepts and improved the accounting information produced. However, difficulties in learning and incorporating the new practices in the daily exercise of accounting activity were manifested. Regarding the professional performance, a clear predisposition to indicate the valuation of the category was observed after the adoption of the new normative standard, but this was not reflected in an increase in fees. The study contributes with subsidies to reflections on the need for the maintenance of training and qualification by the training and class institutions, aiming at the effective improvement desired in the accounting information from the international standard.
El objetivo del artículo es analizar la percepción de estudiantes y egresados ​​de Ciencias Contables sobre la adhesión a las normas internacionales de contabilidad en el estándar IFRS por las empresas brasileñas. La recolección de los datos fue realizada a través del cuestionario que contenía 16 preguntas cerradas y una pregunta abierta, enviada vía herramienta google forms. La muestra de la encuesta está compuesta por 34 encuestados, estudiantes de la graduación y egresados ​​de Ciencias Contables del Alto Valle del Itajaí (SC). En general, los resultados indican que, en relación con los conocimientos de las IFRS, se percibe como parcial y obtenido en cursos de actualización y perfeccionamiento. En cuanto a los impactos de la adopción de las IFRS, las normas introdujeron conceptos relevantes y mejoran la información contable producida. Sin embargo, se manifestaron dificultades de aprendizaje y de incorporación de las nuevas prácticas en el ejercicio cotidiano de la actividad contable. En cuanto a la actuación profesional, se observó una clara predisposición en indicar la valorización de la categoría tras la adopción del nuevo estándar normativo, pero esto no se reflejó en un aumento de honorarios. El estudio contribuye con subsidios para reflexiones sobre la necesidad del mantenimiento de entrenamientos y capacitaciones por las instituciones formadoras y de clase, buscando la efectiva mejora deseada en la información contable a partir del padrón internacional.
O objetivo do artigo é analisar a percepção de estudantes e egressos de Ciências Contábeis sobre a adesão às normas internacionais de contabilidade no padrão IFRS pelas empresas brasileiras. A coleta dos dados foi realizada via questionário contendo 16 perguntas fechadas e uma pergunta aberta, enviada via ferramenta google forms. A amostra da pesquisa é composta por 34 respondentes, estudantes da graduação e egressos de Ciências Contábeis do Alto Vale do Itajaí (SC). De forma geral, os resultados indicaram que, em relação ao conhecimento das IFRS é percebido como parcial e obtido em cursos de atualização e aperfeiçoamento. Quanto aos impactos da adoção das IFRS, as normas introduziram conceitos relevantes e melhoram a informação contábil produzida. Contudo, foram manifestadas dificuldades de aprendizado e de incorporação das novas práticas no exercício cotidiano da atividade contábil. Quanto à atuação profissional, observou-se uma clara predisposição em indicar a valorização da categoria após a adoção do novo padrão normativo, mas isto não se refletiu em aumento de honorários. O estudo contribui com subsídios para reflexões sobre a necessidade da manutenção de treinamentos e capacitações pelas instituições formadoras e de classe, visando a efetiva melhoria desejada na informação contábil a partir do padrão internacional.  
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5280
Outros identificadores: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/13427
10.21680/2176-9036.2018v10n2ID13427
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.