Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5334
Título: The balance sheets’ information versus user satisfaction indicators: the cases of Metrô and CPTM in São Paulo
La información contable de los balances versus los indicadores de satisfacción de usuarios: los casos del Metro y de la CPTM en São Paulo
As informações contábeis dos balanços versus os indicadores de satisfação de usuários: os casos do Metrô e da CPTM em São Paulo
Palavras-chave: Urban mobility
user satisfaction
public spending
subway
CPTM
rail transport
Movilidad urbana
satisfacción del usuario
gastos públicos
Metro
CPTM
transporte sobre rieles
Mobilidade urbana
satisfação do usuário
gastos públicos
Metrô
CPTM
transporte sobre trilhos
Editora / Evento / Instituição: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Descrição: Purpose: To verify if there is a relationship between the accounting data and the users' satisfaction regarding the rail transport policy in the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP) for the analysis of information on accounting statements and the satisfaction of users of the public companies Companhia de Metropolitano de São Paulo (Metro) and Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), from 2010 to 2017. Methodology: The data of the Financial Statements and User Satisfaction obtained from the websites of the companies and the National Association of Public Transport (ANTP) are compared in the Metrô and CPTM time line in a descriptive way in Tables and Figures.  Results: The analyzes corroborate the criticism that the lack of investments and of the values of the Assets and the Annual Economic Result (Loss) in the rail transportation system in the Metropolitan Region of São Paulo is at the root of the urban mobility crisis that directly affects the less favored classes so that the lower social classes of the population residing in peripheries receive a smaller amount of investments and worse levels of satisfaction for the service rendered.  Contributions of the Study: Expose, with official data and satisfaction survey, the management and quality of the service offered by Metrô and CPTM as the main managers of the RMSP public transport service, the highest concentration of people in the southern hemisphere of the globe.
Objetivo: Verificar si existe relación entre los datos contables y la satisfacción de los usuarios relativos a la política de transporte sobre rieles en la Región Metropolitana de São Paulo (RMSP) por el análisis de informaciones de demostrativos contables y de la satisfacción de los usuarios de las empresas públicas Compañía del Metropolitano de São Paulo (Metro) y Compañía Paulista de Trenes Metropolitano (CPTM), de 2010 a 2017.  Metodología: Los datos de los Estados Contables y de la Satisfacción de los Usuarios obtenidos de los sitios de las empresas y de la Asociación Nacional de Transportes Públicos (ANTP), se comparan en el time line del Metro y de la CPTM de forma descriptiva en Tablas y Figuras.  Resultados: Los análisis corroboran las críticas de que la falta de inversiones y de los valores del Activo y del Resultado Económico Anual (Perjuicio) en el sistema de transportes sobre rieles en la Región Metropolitana de São Paulo están en la base de la crisis de movilidad urbana que afecta directamente a las clases menos favorecidas de modo que a las clases sociales más bajas de la población que reside en las comunidades, las periferias de la RMSP reciben considerable menor cantidad de inversiones y peores niveles de satisfacción por el servicio prestado.  Contribuciones del Estudio: Califica, con datos oficiales y de investigación de satisfacción la gestión y la calidad del servicio ofrecido por el Metro y por la CPTM como principales gestoras del servicio de transporte público de la RMSP, la mayor concentración de personas del hemisferio sur del globo.  
Objetivo: Verificar se existe relação entre os dados contábeis e a satisfação dos usuários relativos à política de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) pela análise de informações de demonstrativos contábeis e da satisfação dos usuários das empresas públicas Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), de 2010 a 2017. Metodologia: Os dados das Demonstrações Contábeis e da Satisfação dos Usuários obtidos dos sites das empresas e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) são comparados no time line do Metrô e da CPTM de forma descritiva em Tabelas e Figuras e de forma explicativa com a correlação de Pearson e a Regressão Multivariada. Resultados: As análises corroboram as críticas de que a falta de investimentos e dos valores do Ativo e do Resultado Econômico Anual (Prejuízo) no sistema de transportes sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo estão na base da crise de mobilidade urbana que afeta diretamente as classes menos favorecidas de forma que as classes sociais mais baixas da população que reside nas periferias da RMSP recebem considerável menor montante de investimentos e piores níveis de satisfação pelo serviço prestado. Contribuições do Estudo: Qualifica, com dados oficiais e de pesquisa de satisfação, a gestão e a qualidade do serviço ofertado pelo Metrô e pela CPTM como principais gestoras do serviço de transporte público da RMSP, a maior concentração de pessoas do hemisfério sul do globo.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5334
Outros identificadores: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/16941
10.21680/2176-9036.2020v12n1ID16941
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.