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Título: Análise do processo da comunicação contábil: uma contribuição para a solução de problemas semânticos, utilizando conceitos da teoria da comunicação
Palavras-chave: disclosure; communication theory; information qualities; decision-making process
evidenciação; teoria da comunicação; qualidades da informação; processo decisório
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: Tendo em vista que a compreensibilidade das informações contábeis é um dos atributos necessários para que a Contabilidade possa servir ao processo decisório, o presente trabalho procura discutir até que ponto os usuários de tais informações conseguem compreender a terminologia empregada na evidenciação contábil. A literatura revela que a preocupação com o aspecto da compreensibilidade na área contábil não é nova, mas nota-se que ela vem aumentando na medida em que o leque de usuários das informações contábeis se amplia, quer seja impulsionado pelo fenômeno da globalização de mercados, quer pelo progresso das tecnologias da informação. Além disso, observa-se que os usuários mais tradicionais, tais como fornecedores, clientes e investidores, tornam-se mais exigentes em relação à quantidade e à qualidade das informações que lhes são oferecidas. Tomando-se por base a literatura corrente e alguns resultados de pesquisas, levanta-se a hipótese de que muitos termos empregados nas demonstrações contábeis não são compreendidos por seus destinatários ou são interpretados de maneira diferente da que se pretendia. Alega-se que uma das prováveis causas desse desencontro entre significados pretendidos e alcançados não reside apenas no uso de termos eminentemente técnicos, mas também no hábito de os contadores atribuírem significados técnicos a palavras que são utilizadas com sentido diferente na linguagem comum. A título de exemplo, cite-se que o usuário tanto pode ignorar o significado contábil de um termo como goodwill, como também atribuir um significado diferente do desejado ao termo depreciação. Se isso pode ocorrer com usuários mais familiarizados com a terminologia contábil, a exemplo de investidores, credores e outros semelhantes, o que pode ser dito em relação aos menos tradicionais, tais como entidades de proteção ambiental, organizações não governamentais voltadas para a defesa dos direitos humanos, ou até mesmo o cidadão comum que, por si próprio, recorra a demonstrações contábeis para conhecer a relação das empresas com o ambiente onde opera? Diante disso, e considerando que a Contabilidade se caracteriza como um processo de comunicação, propõe-se que se utilizem os conceitos da Teoria da Comunicação para desenvolver e aprimorar metodologias que permitam ajustar a terminologia utilizada na evidenciação contábil às características e necessidades de seus usuários. Se a referida Teoria tem sido utilizada com muito êxito em diversos ramos do conhecimento humano, tais como a economia, a psicologia e a biofísica, é provável que a Contabilidade também possa extrair proveito de seu arcabouço conceitual para alcançar maior eficácia no processo de comunicação das informações contábeis.
Considering the understandability of accounting information as one of the necessary attributes for Accounting to be able to assist in the decision-making process, this paper discusses to which degree the users of such information manage to understand the terminology used in accounting disclosure. Literature reveals that, although the preoccupation with the understandability aspect in accounting is not new, it is increasing to the extent that the variety of users of accounting information is amplified, whether this is urged by the phenomenon of market globalization, or by the progress of information technology. Besides, it is observed that the most traditional users, such as suppliers, clients and investors, are becoming more demanding in relation to the quantity and quality of the information they are offered. On the basis of current literature and some research results, the hypothesis is brought up that many terms used in financial statements are not understood by the persons they are destined for, or are interpreted in a different way than what was pretended. It is alleged that one of the probable causes of this lack of correspondence between intended and attained meanings lies not only in the use of eminently technical terms, but also in the habit of accountants to attribute technical meanings to words used with a different meaning in common language. As an example, we quote that the user can not only ignore the accounting meaning of a term like goodwill, but can also attribute an unwanted meaning to the term depreciation. If this can occur with those users that are more familiar with accounting terminology, such as, for example, investors, creditors and other similar users, what can be said then about the less traditional users, such as environmental protection entities, non-governmental organizations in defense of human rights, or even the common citizen who, by himself, turns to financial statements to know about the relation between companies and the environment they work in. In view of what was mentioned above, and considering that Accounting is characterized as a communication process, the use of concepts from Communication Theory is proposed, in order to develop and improve methodologies that allow for the adjustment of the terminology used in accounting disclosure to the characteristics and necessities of its users. If the Theory referred to has been used very successfully in various areas of human knowledge, such as economy, psychology and biophysics, it is probable that Accounting will also be able to take advantage of its conceptual framework in order to reach a higher level of efficacy in the accounting information communication process.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5404
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34055
10.1590/S1519-70772001000200003
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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