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Título: Política de dividendos, na prática, é importante?
Palavras-chave: Dividend policy; Signalling Hypothesis; Agency Hypothesis; Dividend Clientele Hypothesis
Política de dividendos; Sinalização; Agenciamento; Efeito Clientela
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: This article treats the empiric results about the importance of financing policies, especially dividend policies. Three focuses were discussed: the Signalling Hypothesis, the Agency Hypothesis and the Dividend Clientele Hypothesis. Some tendency can be observed in the first two approaches. Administrators believe that dividends contain signs of organizational future and that dividends tend to be used as reducers of agency conflict problems. However, in the three approaches, there still does not exist conclusive empiric evidence, especially because the specific characteristics of different markets may lead management to establish differentiated policies.
Efetuou-se uma verificação dos resultados empíricos que tratam a relevância da política de financiamento, em especial, a política de dividendos. Três enfoques foram tratados: a Hipótese da Sinalização, a Hipótese do Agenciamento e a Hipótese da Preferência Tributária e o Efeito Clientela. Nas duas primeiras abordagens pode-se traçar alguma tendência. Os administradores acreditam que os dividendos carregam sinais sobre o futuro da organização e os dividendos tendem a ser utilizados como redutores de problemas relacionados a conflitos de agência. No entanto, nas três abordagens, ainda não há evidências empíricas conclusivas, especialmente porque características próprias dos diferentes mercados podem conduzir a administração a estabelecer políticas diferenciadas.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5455
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34106
10.1590/S1519-70772003000400008
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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