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Título: A representação das palavras contabilidade, custos e investimento para os universitários e profissionais da área econômica/financeira
Palavras-chave: Accounting; Social Representation; Semiotics; Language
Contabilidade; Representação Social; Semiótica; Linguagem
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: Considera-se que os profissionais da área da Contabilidade e áreas afins devam compreender os termos empregados na área contábil como requisito necessário para o exercício profissional. Pretendeu-se verificar a visão dos estudantes da área e suas representações dos termos contabilidade, custos e investimento. A perspectiva teórico-metodológica, orientadora desta pesquisa, é a Teoria das Representações Sociais, podendo ser entendida como assertivas do senso comum que se elaboram coletivamente nas interações sociais, sujeito-sujeito e sujeito-grupo para dar conta da realidade. Foram coletados 566 depoimentos em diversas regiões do Brasil. Como resultado, verificou-se que não existe consenso na representação social dos termos estudados e se destacaram quatro classes de pensamento. Pode ser observado que os alunos de Contabilidade formavam um bloco que se polarizava à representação dos alunos de Administração e Marketing. Também se posicionam, distintamente, os alunos de primeiros e segundos anos de graduação em relação aos alunos de terceiros e quartos anos. Constatou-se que não existe consenso para os termos investigados. Esta análise tende a mostrar que o primeiro grupo demonstra relacionar os termos à gestão, enquanto o segundo ao operacional. O terceiro demonstra relacionamento ao método contábil e o quarto à fenomenologia contábil. Esses quatro aspectos estão contidos na epistemologia da contabilidade, mas aparecem valorizados de maneiras distintas para os grupos.
Professionals from accounting and the related areas are supposed to understand accounting terminology to carry out their professional activities. This study aimed to understand economy accounting and business students' views and representations concerning the words accounting, costs and investment. The theoretical-methodological perspective of this research is the Theory of Social Representations, which can be understood as the common sense statements that are collectively elaborated in social interactions, characterized by person to person and person to group, in order to describe reality. Five hundred sixty-six testimonies were gathered in different Brazilian regions. A polarization could be observed in two different groups: accounting students on the one hand and business and marketing students on the other. Distinct social representations were also observed between first and second-year students on the one hand and third and fourth-year students on the other. A lack of consensus was observed for the analyzed terms. Therefore, the analysis tends to demonstrate that the first group relates the terms with management, while the second group relates them to the operational aspect. The third group establishes a relation with the accounting method, and the fourth with accounting phenomenology. These four aspect are contained in accounting epistemology; but their values are different for distinct groups.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5482
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34133
10.1590/S1519-70772004000200004
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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