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Título: Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis
Palavras-chave: Alumni; Higher Education Institutions; Teaching-learning
Egressos; Instituições de Ensino Superior; Ensino-aprendizagem
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: Este estudo tem como objetivo mostrar a importância do planejamento e desenvolvimento de sistemas de acompanhamento de egressos como um dos mecanismos que permita às Instituições de Ensino Superior (IES) a contínua melhoria de todo o planejamento e operação dessas organizações, particularmente do processo de ensino aprendizagem. Sendo uma das finalidades das IES inserir na sociedade diplomados aptos para o exercício profissional, deve ter ela retorno quanto a indicadores da qualidade dos profissionais que vem formando, principalmente no que diz respeito à qualificação para o trabalho. Para cumprir o objetivo, tornou-se necessário proceder-se a verificações empíricas no que tange às percepções e motivações dos dirigentes das IES, particularmente dos Cursos de Ciências Contábeis, a fim de se conseguirem elementos da realidade para compor a descrição e compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados apontaram o reconhecimento da necessidade de institucionalização e prática do acompanhamento dos egressos nas IES, visando à melhoria da qualidade dos serviços educacionais prestados.
This study aims to show the importance of planning and developing alumni follow-up systems as a tool to allow for the continuous improvement of the whole planning and operation of Higher Education Institutions - IES, particularly of the teachinglearning process. As one of the aims of IESs is to provide society with graduates who are ready for the professional market, they should receive feedback from their former students through quality indicators, particularly concerning the qualification to work. The perceptions and motivations of IESs managers, particularly those of Accountancy Programs, were subject to empirical examination, in order to gather elements from reality with a view to the description and understanding of the phenomenon under study. The results revealed that the IESs recognize the need to institutionalize and practice alumni follow-up to improve the quality of the educational services they deliver.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5500
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34151
10.1590/S1519-70772005000100006
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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