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Título: Disseminação de informações ambientais voluntárias: relatórios contábeis versus internet
The spread of voluntary environmental information: accounting reports versus internet
Palavras-chave: Internet; Accounting Reports; Environmental Information
Internet; Relatórios contábeis; Informações ambientais
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: Com o advento da Internet, grandes mudanças têm ocorrido na maneira que as empresas divulgam informações sobre a performance econômica, financeira e ambiental de suas atividades. A divulgação de informações de natureza ambiental ocorre voluntariamente por parte das empresas e essa é uma prática crescente entre elas. Acredita-se que essa é uma forma de as empresas responderem a mudanças estruturais, assim como estabelecer um diálogo mais transparente com os seus stakeholders. Este estudo exploratório teve por objetivo identificar as diferenças na divulgação voluntária de informações ambientais via Internet e via relatórios contábeis de uma amostra de 60 companhias brasileiras que exercem atividades potencialmente poluidoras. Ao comparar o conteúdo de informações divulgadas via relatórios contábeis com as informações divulgadas na Internet, observou-se diferenças significativas, ou seja, foram encontradas mais que o dobro de informações ambientais divulgadas voluntariamente na Internet. Entretanto, foram identificadas muitas divergências na forma de divulgação entre empresas do mesmo setor, tanto através da Internet como por meio dos relatórios contábeis.
Due to the Internet arrival, companies have drastically changed the way to present information about economic, financial and environmental activities performance. Most companies voluntarily report environmental data and this is a growing tendency. This is probably a way companies react to structural changes, as well as establish a clearer dialogue with its stakeholders. This exploratory study aimed to identify the differences between disclosing environmental voluntary information on the Internet and through accounting reports from a sample universe of 60 Brazilian companies performing potentially polluting activities. There were meaningful differences between the information contents in accounting reports and Internet data. More than the double of the amount of voluntary environmental information was found on the Internet. Nevertheless, there were a lot of discrepancies in the way companies in the same field reported information both via the Internet and in accounting reports.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5575
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34226
10.1590/S1519-70772007000300008
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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