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Título: Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria
Structural equations applied to student satisfaction: a study in the accountancy course at the Federal University of Santa Maria
Palavras-chave: Structural Equation; General Satisfaction; Accounting Students
Equações Estruturais; Satisfação Geral; Acadêmicos de Ciências Contábeis
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: O presente estudo tem como objetivo avaliar os determinantes da satisfação geral dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria em relação ao Curso. Para tanto, utilizaram-se os construtos Envolvimento do Professor, Envolvimento do Estudante, Interação Estudante-Professor, Demandas do Curso e Organização do Curso, apresentados no modelo de equações estruturais de Paswan e Young (2002). A esse modelo foi acrescentada a variável Satisfação Geral, a fim de verificar se a satisfação dos estudantes em relação ao Curso pode ser explicada pelos construtos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário composto de 42 questões, aplicado a 224 acadêmicos. O modelo de equações estruturais, inicialmente proposto, foi testado e alterado de acordo com os resultados obtidos nas análises. Procurando tornar o modelo mais adequado, optou-se por se retirar o construto Demandas do Curso. Os resultados do modelo de mensuração demonstraram a validade dos construtos Envolvimento do Professor, Interesse do Estudante, Interação Professor-Estudante e Organização do Curso. No modelo, são comprovadas cinco das oito hipóteses estabelecidas originalmente e indicaram a retirada do construto Demandas do Curso. O modelo estrutural testou oito hipóteses, das quais cinco foram confirmadas. O modelo ajustado mostrou-se adequado para mensurar a Satisfação Geral dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, comprovando que os construtos Envolvimento do Professor e Interesse do Estudante influenciam positivamente a Satisfação Geral do estudante em relação ao curso.
The objective of this paper is to evaluate the factors determining general satisfaction among Accountancy students at the Federal University of Santa Maria, in relation to the course. Therefore, Teacher Involvement, Student Involvement, Teacher-Student Interaction, Course Demands and Course Organization constructs were used and presented in the structural equation model of Paswan and Young (2002). The variable General Satisfaction was added to this model to verify if student satisfaction in relation to the course can be explained through these constructs. Data were collected through a questionnaire composed of 42 questions, answered by 224 students. The initially proposed structural equation model was tested and altered in accordance with the analysis results. To make a more adequate model, the construct of Course Demands was eliminated. The structural model tested eight hypotheses, five of which were confirmed. The adjusted model proved to be adequate for measuring General Satisfaction of Accountancy students at the Federal University of Santa Maria, reaffirming that the constructs Teacher Involvement and Student Interest positively influenced the General Satisfaction of the student in relation to the course.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5620
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34271
10.1590/S1519-70772008000300006
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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