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Título: Good is mine, bad is yours: perspectives of attribution theory on academic performance of Accounting Majors
O bom é meu, o ruim é seu: perspectivas da teoria da atribuição sobre o desempenho acadêmico de alunos da graduação em Ciências Contábeis
Palavras-chave: Theory of attribution; Academic performance; Education
Teoria da atribuição; Desempenho acadêmico; Educação
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: A maneira como os alunos compreendem e raciocinam sobre seus desempenhos acadêmicos, qualificando-os como superior ou inferior, tende a ser associada a elementos atributivos comuns, descritos pela literatura relacionada à teoria da atribuição. O objetivo geral deste estudo foi investigar a existência de associação entre elementos atributivos comuns na literatura e o desempenho acadêmico de alunos da graduação em ciências contábeis de quatro universidades em quatro diferentes Estados brasileiros (Ceará, São Paulo, Minas Gerais, e Rio Grande do Sul). O instrumento de coleta de dados foi um questionário respondido por 826 alunos. Dentre os principais resultados, constatou-se que 68% dos alunos que consideram seu desempenho acadêmico superior o atribuem ao seu próprio esforço, enquanto menos de 10% o relacionam a causas externas. Daqueles que avaliaram seu desempenho acadêmico como inferior quase 24% relacionam esse fracasso a causas externas (família, provas, colegas e professores). Quando questionados sobre os fatores que explicariam o desempenho de alunos de outras instituições, os resultados apontaram em direção oposta, ou seja, sucesso acadêmico relacionado, com maior frequência, a causas externas e fracasso, principalmente, ao esforço próprio. Assim, com base nos achados, pôde-se concluir que o desempenho acadêmico superior é mais atribuído a causas internas que o desempenho acadêmico inferior, com uma interessante idiossincrasia entre os gêneros. Esses resultados gerais estão alinhados com a principal literatura sobre o tema e relacionados com a teoria da atribuição proposta por Weiner, em 1976, e base deste estudo.
The way students understand and assess their academic performance, qualifying it as superior or inferior, tends to be associated with common attributive elements, which are depicted by the literature related to the theory of attribution. The general objective of this study was to investigate the existence of association between common attributive elements in literature and undergraduates' performance in accountancy courses in four universities in four different Brazilian states (Ceará, São Paulo, Minas Gerais, and Rio Grande do Sul). The instrument for data collecting was a questionnaire applied to 826 students. Among the main results, it was observed that 68% of the students who consider their academic performance superior claim that such performance is due to their own efforts, while less than 10% attribute it to external causes. 24% percent of those who assess their academic performance as inferior blame such failure on external causes such as family, tests, classmates and professors. When asked about the factors that could explain the performance of students from other institutions, the results pointed at the opposite direction, that is, academic success was more often related to external causes and failure was mostly attributed to insufficient individual effort. Thus it has been concluded that superior academic performance is more attributed to internal causes than inferior academic performance is, with an interesting idiosyncrasy among genders. These general results are aligned with the main literature on this theme and with the theory of attribution proposed by Weiner in 1976, which is the basis of this study.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5663
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34314
10.1590/S1519-70772010000200004
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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