Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5758
Título: Fatores Determinantes do Nível de Divulgação de Informações sobre Combinações de Negócios com a Entrada em Vigor do Pronunciamento Técnico CPC 15
Determining Factors of the Level of Disclosure of Information on Business Combinations with the Entry into Force of the Accounting Standard CPC 15
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: This paper aimed to investigate information disclosure on business combination transactions that took place in Brazil in 2010, when the Accounting Standard CPC 15 entered into force, and evaluate which were the determining factors of the level of disclosure of information related to it. To evaluate the disclosure level, a disclosure index of business combinations (INDCOMB) was prepared, having the disclosure index developed by Shalev (2009) as a basis. We evaluated, in the light of the literature on disclosure and business combinations, whether the following factors influenced on the disclosure level: acquiring company size, recognized percentage of overprice for expected future profitability in relation to the transaction value, dispersion of capital of the acquiring company, audit firm size, and participation of the acquiring company in American Depositary Receipts (ADRs) programs. The control variables used were listing of the acquiring company in the various segments of BM&FBOVESPA, operation sector, origin (state, private company with national capital or private company with foreign capital), and relative acquired company size in relation to the acquiring company. We analyzed business combination transactions that took place in 2010, reported by 40 open capital companies involved in 76 transactions. We conclude that the audit firm size and the relative acquired company size were factors that influenced on the level of disclosure of information regarding business combinations in 2010. The other factors showed no conclusive results.
Este trabalho teve por objetivo investigar a divulgação de informações sobre operações de combinação de negócios ocorridas no Brasil em 2010, quando entrou em vigor o Pronunciamento Técnico CPC 15, e avaliar quais foram os fatores determinantes para o nível de divulgação das informações relacionadas com ele. Para avaliar o nível de divulgação, foi elaborado um índice de divulgação da combinação de negócios (INDCOMB), com base no disclosure index desenvolvido por Shalev (2009). Avaliou-se, à luz da literatura sobre divulgação e combinação de negócios, se os seguintes fatores influenciavam o nível de divulgação: o porte da empresa adquirente, o percentual reconhecido do ágio por expectativa de rentabilidade futura em relação ao valor da transação, a dispersão do capital da empresa adquirente, o porte da empresa de auditoria e a participação da adquirente em programas de American Depositary Receipts (ADRs). As variáveis de controle utilizadas foram a listagem da adquirente nos segmentos diferenciados da BM&FBOVESPA, o setor de atuação, a origem (estatal, privada de capital nacional ou privada de capital estrangeiro) e o porte relativo da empresa adquirida em relação à empresa adquirente. Foram analisadas operações de combinação de negócios realizadas em 2010, reportadas por 40 companhias abertas envolvidas em 76 operações. Conclui-se que o porte da empresa de auditoria e o porte relativo da empresa adquirida foram fatores que influenciaram o nível de divulgação de informações sobre combinação de negócios em 2010. Os demais fatores não apresentaram resultados conclusivos.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5758
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/98015
10.1590/1808-057x201411260
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.