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Título: Investor relations and information asymmetry,
Relações com investidores e assimetria informacional,
Palavras-chave: investor relations (IR); bid-ask spread; Brazilian capital market; financial information; information asymmetry
relação com investidores (RI); bid-ask spread; mercado de capitais brasileiro; informações financeiras; assimetria informacional
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: Empresas investem volumes significativos de recursos em departamentos de relações com investidores (RI). Os profissionais atuantes no departamento de RI são responsáveis pela comunicação da empresa com o mercado, de modo que a informação gerada seja amplamente difundida e entendida pelos investidores. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo investigar se há indícios de que a atividade de RI diminui a assimetria informacional entre a empresa e o mercado. Especificamente, avalia-se a hipótese de empresas brasileiras com websites de RI classificados como mais informativos terem seu bid-ask spread (proxy de assimetria) reduzido. Para tanto, este trabalho classifica o conteúdo informativo dos websites de RI das empresas brasileiras para os anos de 2013 e 2014 e relaciona o resultado obtido com métricas de assimetria informacional. Inicialmente, a estimação considera o modelo de mínimos quadrados ordinários agrupados [pooled ordinary least squares (POLS)] e, em um segundo momento, visando a mitigar potenciais problemas de endogeneidade, utiliza-se o modelo de 2SLS agrupados [pooled two-stage least squares (2SLS)]. Os resultados indicam que websites de RI mais informativos são capazes de diminuir o bid-ask spread das empresas brasileiras cotadas em bolsa de valores. Esse achado fornece fortes incentivos para as empresas disponibilizarem informações às partes interessadas em websites próprios e bem estruturados de RI.
Companies invest significant volumes of resources in investor relations (IR) departments. The professionals working in the IR department are responsible for communication between the company and the market, so that the information generated is widely disseminated and understood by investors. In this context, this research aims to investigate whether there is evidence that the IR activity decreases information asymmetry between the company and the market. Specifically, we evaluate the hypothesis that Brazilian companies with IR websites classified as more informative have a reduced bid-ask spread (proxy for asymmetry). Therefore, this paper classifies the informative content from IR websites of Brazilian companies for the years 2013 and 2014 and relates the outcomes obtained with information asymmetry metrics. Initially, the estimation considers the pooled ordinary least squares (POLS) model and, at a second moment, in order to mitigate potential endogeneity problems, the pooled two-stage least squares (2SLS) model is used. The results indicate that more informative IR websites are able to decrease the bid-ask spread of Brazilian listed companies. This finding strongly encourages companies to provide information to stakeholders on well-structured IR websites of their own.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5851
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/131277
10.1590/1808-057x201703630
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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