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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5873
Título: | Um Safari no Brasil: evidências sobre o Ensino Baseado na Estrutura Conceitual A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to Teaching |
Palavras-chave: | conceptual framework; IFRS Education; Open Safari case; teaching accounting; Framework-Based Approach to Teaching estrutura conceitual; IFRS Education; caso Open Safari; ensino de contabilidade; Ensino Embasado na Estrutura Conceitual |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
Descrição: | This study aims to present the results of using the Open Safari case for teaching in the Accounting Sciences course of a Brazilian public university, and obtain evidence regarding its effectiveness in developing the skills and competencies needed for learning and applying International Financial Reporting Standards (IFRS), by analyzing the results in light of the Bloom Taxonomy. The use of cases for teaching has been shown to be an efficient mechanism for developing and improving skills and competencies, and IFRS Education considers the method conducive to teaching based on the Conceptual Framework of the International Accounting Standards Board (IASB). The research was carried out with the participation of 159 students enrolled in the Accounting Theory (AT) discipline in 2013 and 2014. In addition, five focus groups were formed, with an average of eight students each. The results of the research suggest that in the students’ perception the Open Safari case helps in developing skills and competencies, especially those related to exercising judgment and accounting choices associated with IFRS and the critical ability to consider different possibilities, which is a typical scenario in the corporate environment. The skills indicated as being the most improved are linked to the ability to consider more than one solution for real problems, to interpreting scenarios, to consolidating various contents of the discipline and the course, to associating these with practice, and developing critical thinking and an individual responsibility for one’s own learning. The case was even shown to be efficient in accessing more sophisticated levels of the Cognitive Domain of acquisition and consolidation of knowledge of the Bloom Taxonomy. This study contributes by reinforcing the idea that the Open Safari case fulfills the aims of IFRS Education for the Framework-Based Approach to Teaching. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar os resultados do uso do caso para ensino nominado Open Safari no curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, com o fim de obter evidências quanto à sua eficácia no desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis à aprendizagem e ao emprego das International Financial Reporting Standards (IFRS), analisando os resultados à luz da Taxonomia de Bloom. O uso de casos para ensino tem se mostrado um mecanismo eficiente para desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências, e o IFRS Education considera o método propício a esse intento no ensino com base na Estrutura Conceitual do International Accounting Standard Board (IASB). O levantamento empreendeu-se com a participação de 159 estudantes matriculados na disciplina Teoria da Contabilidade (TC) em 2013 e 2014. Além disso, constituíram-se cinco grupos focais, com a média de oito estudantes cada. Os resultados da pesquisa sugerem que, na percepção dos estudantes, o caso Open Safari auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, principalmente aquelas relacionadas ao exercício de julgamentos e escolhas contábeis, próprios às IFRS e à capacidade crítica de considerar diversas possibilidades, cenário típico do ambiente empresarial. As habilidades apontadas como as mais aprimoradas estão ligadas à capacidade de considerar mais de uma solução para os problemas reais, à interpretação de cenários, à consolidação de vários conteúdos da disciplina e do curso e à associação com a prática e desenvolvimento de senso crítico e de responsabilidade individual pelo próprio aprendizado. O caso mostrou-se até mesmo eficiente no acesso aos níveis mais sofisticados do Domínio Cognitivo de aquisição e consolidação de conhecimento da Taxonomia de Bloom. Este estudo contribui reforçando que o caso Open Safari cumpre com os objetivos da IFRS Education para o Ensino Embasado na Estrutura Conceitual. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5873 |
Outros identificadores: | https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141341 10.1590/1808-057x201804760 |
Aparece nas coleções: | Revista Contabilidade & Finanças - USP |
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