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Título: Atividades distintas de divulgação e investidores sofisticados
Different disclosure activities and sophisticated investors
Palavras-chave: sophisticated investor; disclosure activities; theory of disclosure
investidor sofisticado; atividades de divulgação; teoria da divulgação
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Descrição: Este trabalho tem como objetivo verificar qual a influência de atividades distintas de divulgação na concentração de investidores mais sofisticados em empresas brasileiras. A pesquisa preenche uma lacuna sobre a influência que atividades de disclosure podem exercer sobre a concentração dos investidores sofisticados nas empresas brasileiras, considerando que isso pode ocorrer devido à capacidade de o investidor maximizar a utilidade da informação divulgada e o retorno dos investimentos, com redução do custo dos recursos alocados. O tema é relevante por verificar não o efeito clienteless de divulgação, trazido pelo único estudo anteriormente desenvolvido sobre o tema nos Estados Unidos da América (Kalay, 2015), mas a influência das atividades de disclosure [projeções de lucro, comunicados ao mercado e relação com investidores (RI)] sobre suas decisões mais sofisticadas de alocar recursos em empresas do mercado brasileiro. Como impacto na área, tem-se a constatação de que as empresas que divulgam comunicados ao mercado favorecem muito mais a alocação de recursos e a concentração de investidores sofisticados do que aquelas que apresentam melhor RI e divulgam previsões de lucro. Estudaram-se 89 empresas de capital aberto que tinham seus formulários de referência divulgados no período de 2011 a 2016. O número de investidores institucionais divulgados nos formulários de referência foi utilizado como proxy para categorizá-los como mais sofisticados. As atividades distintas de divulgação foram representadas pelo disclosure de projeções de lucro, número de comunicados ao mercado e melhor RI. A proxy de melhor RI foi categorizada por meio das empresas premiadas pela IR Magazine como as que apresentaram melhor RI no período de estudo. Os resultados da pesquisa indicam que os investidores mais sofisticados se concentraram em empresas com melhor RI, nas que não divulgam projeções de lucro e em empresas com maior número de comunicados divulgados ao mercado. A divulgação de comunicados ao mercado é a atividade de disclosure que mais influencia a concentração dos investidores sofisticados em empresas brasileiras que utilizam mais divulgação voluntária do que divulgação discricionária para alocar recursos.
This article aims to verify what the influence is of different disclosure activities on the concentration of more sophisticated investors in Brazilian companies. The study fills a gap regarding the influence that disclosure activities can have on the concentration of sophisticated investors in Brazilian firms, considering that this may occur due to their ability to maximize the usefulness of the information disclosed and the return on investments, with a reduction in the cost of allocated funds. This subject is relevant because it verifies not the clientless effect of disclosure, presented by the only study previously developed on the subject in the United States (Kalay, 2015), but rather the influence that disclosure activities (earnings forecasts, market communications, and investor relations [IR]) have on the most sophisticated investors’ decisions to allocate funds in companies in the Brazilian market. As an impact on the area, it was noted that those companies that release market communications attract the investment of funds and the concentration of sophisticated investors much more than those that present better IR and release profit forecasts. We studied 89 publicly-traded companies whose reference forms were published in the period from 2011 to 2016. The number of institutional investors disclosed in the reference forms was used as a proxy to categorize them as more sophisticated. The different disclosure activities were represented by the disclosure of profit forecasts, the number of market communications, and the best IR. The best IR proxy was categorized using the companies awarded by IR Magazine Brazil that presented the best IR in the study period. The results of this study show that the most sophisticated investors concentrated in companies with better IR, in those that do not disclose profit forecasts, and in companies with a greater number of disclosed market communications. The disclosure of market communications is the disclosure activity that most influences the concentration of sophisticated investors in Brazilian companies that use more voluntary disclosure than discretionary disclosure to allocate their funds.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5936
Outros identificadores: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/165970
10.1590/1808-057x201908940
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade & Finanças - USP

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