Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5983
Título: A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS E DO ÍNDICE DE EXPECTATIVAS NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA PARA OS ANOS DE 1995 A 2015
Palavras-chave: Crise econômica, Desenvolvimento Financeiro, Brasil, Regressão múltipla
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
Descrição: Este trabalho possui como objetivo principal analisar a influência das variáveis macroeconômicas e do índice de expectativas dos agentes sobre o mercado acionário. O estudo realizou inicialmente um levantamento teórico apresentando os principais conceitos apontados pela literatura. De forma sequencial, apresentou-se os resultados de diversos estudos empíricos sobre esta temática. Para a análise empírica, realizou-se uma regressão linear múltipla pelos Métodos dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Com essa finalidade, a variável dependente relacionada foi o índice Ibovespa e as variáveis explicativas foram: (i) Produto Interno Bruto; (ii) taxa de juros Selicover, (iii) taxa de câmbio e (iv) Índice de Expectativas (FECOMÉRCIO). Os resultados mostraram que as expectativas dos agentes é um fator extremamente relevante que deve ser observado, uma vez que o aprimoramento do mercado financeiro é essencial para que os países se desenvolvam e contribui relevantemente às empresas, principalmente no tocante ao financiamento do investimento produtivo.  
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5983
Outros identificadores: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/2941
10.18028/rgfc.v7i1.2941
Aparece nas coleções:Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.