Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6079
Título: AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO “VIÉS DE AVALIAÇÃO” NOS LAUDOS DE OFERTA PÚBLICA DE AQUISIÇÃO AÇÕES
Palavras-chave: Avaliação de Empresas; Viés de Avaliação; Valor Justo por Ação; Preço da Ação
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
Descrição: O processo de avaliação de empresas é amplamente utilizado e objetiva alcançar o valor justo da empresa. Esta pesquisa teve por objetivo analisar se, nos laudos de avaliação com finalidade de Oferta Pública de Aquisição de Ações – OPA, a relação da empresa avaliadora com a empresa contratante da avaliação causa viés no valor justo por ação em relação ao preço da ação. Os 106 laudos analisados, publicados entre 2002 e 2013, foram divididos em grupos de acordo com a contratante da avaliação. Em cada grupo foram realizados testes de médias, em amostras emparelhadas, com a aplicação do teste não paramétrico de Wilcoxon. Os resultados evidenciaram a existência do viés no processo de avaliação principalmente nas situações em que a contratante da avaliação é a empresa avaliada. Com um menor nível de confiança também foi possível a constatação do viés quando a contratante da avaliação não é a empresa avaliada nem sua controladora. No grupo em que a contratante da avaliação é a controladora da empresa avaliada não foi identificado o viés.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6079
Outros identificadores: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/965
10.18028/rgfc.v5i3.965
Aparece nas coleções:Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.