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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6112
Título: | NÓS CONTADORES, POSSUÍMOS UM PERFIL SUI GENERIS DE INTELIGÊNCIAS? |
Palavras-chave: | Múltiplas Inteligências; habilidades cognitivas; contadores; desenvolvimento profissional. |
Editora / Evento / Instituição: | Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade |
Descrição: | A pesquisa se dedicou a estudar as múltiplas inteligências de contadores, com vistas a identificar um perfil ou tendência predominante. Para tanto, se utilizou da teoria de Howard Gardner, o qual defende que o conceito de inteligência extrapola os paradigmas históricos que associaram inteligência somente a capacidade lógico-matemática ou linguística, uma vez que diversas competências mentais são simultaneamente utilizadas pelos indivíduos, que apresentam vocações distintas em função de suas inteligências predominantes. O conjunto de inteligências descritas por Gardner contempla as inteligências lógico-matemática, linguística, corporal-cinestésica, espacial, musical, naturalista, interpessoal e intrapessoal. Definido como um estudo descritivo, para sua consecução foram utilizadas como estratégias a pesquisa bibliográfica e o levantamento, tendo sido utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi respondido por 189 contadores. Delineando seu perfil, o contador demonstrou capacidade de compreensão e raciocínio, facilidade para análises e comportamento sistemático. Por outro lado, ele demonstrou capacidade de trabalhar em grupo e ser empático. A falta de habilidade linguística gerou certa frustração e preocupação com o profissional da contabilidade. Adicionalmente, destaca-se que, com a análise das correlações de Pearson, observou-se de um modo geral que as relações entre as inteligências não são fortes, tendo sido o maior escore 0,506 entre as inteligências lógico-matemática e espacial, entre outras interessantes relações percebidas. Conclui-se que os padrões revelados pela pesquisa são um importante instrumento de discussão para o desenvolvimento de metodologias de estímulo ao desenvolvimento cognitivo dos contadores, com reflexos diretos no desenvolvimento da profissão contábil. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6112 |
Outros identificadores: | http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/46 10.18028/rgfc.v2i1.46 |
Aparece nas coleções: | Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB |
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