Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6125
Título: ESCOLHAS CONTÁBEIS NO MERCADO SEGURADOR: UM ESTUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL DO CUSTO DE COMERCIALIZAÇÃO DIFERIDO
Palavras-chave: Insolvência. Escolhas Contábeis. Seguradoras.
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
Descrição: O presente estudo avalia o gerenciamento da informação contábil no mercado segurador brasileiro. Mais especificamente, analisa os determinantes da escolha do registro contábil do Custo de Comercialização Diferido, buscando responder a seguinte pergunta: as seguradoras fazem escolhas contábeis na classificação dos Custos de Aquisição Diferidos (CAD) para atingirem níveis mínimos de solvência. Tal classificação, está diretamente relacionada ao cálculo de indicadores de insolvência do setor. Desta forma, as seguradoras com baixos níveis de solvência teriam incentivo de fazer escolhas contábeis que influenciasse na manutenção dos seus indicadores, pelo menos, nos níveis mínimos exigidos pelo órgão regulador. Para realização da pesquisa foram utilizados dados do sistema de estatísticas do órgão regulador, e demonstrações financeiras das empresas do mercado de seguros nacional, no período de 2013 a 2015. Os resultados são consistentes com o fato de as seguradoras fazerem escolhas contábeis com objetivo de atingir indicadores mínimos de solvência.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6125
Outros identificadores: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/5546
10.18028/rgfc.v8i1.5546
Aparece nas coleções:Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.