Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6156
Título: GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI) - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PRÁTICA DE EVIDENCIAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL NA AMÉRICA LATINA
Autor(es): PORFORTE/UNEB
Palavras-chave: tentabilidade empresarial; Divulgação socioambiental; GRI; Disclosure; Relatórios de Sustentabilidade Empresarial.
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
Descrição: O presente trabalho propõe um estudo exploratório sobre a prática de evidenciação em sustentabilidade empresarial (SE) em companhias do Brasil e demais países da América Latina, tomando como parâmetro o relatório de sustentabilidade empresarial denominado Global Reporting Initiative (GRI). A partir dos pressupostos teóricos da teoria da divulgação voluntária e da teoria de legitimidade, estabelece reflexões acerca da sua aderência ao processo de comunicação em sustentabilidade empresarial das companhias. O estudo da série histórica a partir de 1999 até 2010 identifica as companhias brasileiras como responsáveis por mais de 50% dos informes de sustentabilidade empresarial e a América Latina enquanto espaço em que se consolida a utilização do relatório GRI no mundo. Indica pressupostos no desenvolvimento de novas pesquisas que contribuam para a concepção de metodologias de análise, avaliação e interpretação do desempenho em sustentabilidade empresarial das companhias e para o estudo dos fenômenos de sua divulgação, contribuindo para o fortalecimento das variáveis do desempenho em sustentabilidade empresarial no contexto decisório dos stakeholders.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6156
Outros identificadores: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/68
10.18028/rgfc.v2i3.68
Aparece nas coleções:Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade - UNEB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.