Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6206
Título: Eficiência de Organizações Públicas: Avaliação de Programas de Ação Integrada de um Instituto de Pesquisa da Área de Saúde
Autor(es): FAPERJ
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: As atividades do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – IPEC, da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, são organizadas em Programas de Ação Integrada – PAIs, modelo organizacional que busca maior eficiência. Os objetivos deste artigo são: (a) calcular indicadores com vistas a medir o desempenho desses programas, (b) investigar a existência de ineficiências de escala e (c) avaliar a eficácia da estrutura organizacional. Para o cálculo dos indicadores, foram usados modelos DEA com nove variáveis de input e de output para representar oito PAIs como unidades produtivas. Os modelos foram especificados com objetivos de otimização orientados seja para insumos, seja para produtos, e com fronteiras sujeitas tanto a retornos de escala constantes, quanto retornos variáveis. Foi testada a hipótese de que organizações públicas sujeitas a restrições de recursos buscam igualar a eficiência técnica dos seus pares. Os resultados indicaram que os programas analisados operaram com retornos crescentes de escala e que houve melhoria dos indicadores no período 2002-2006. Dessa forma, a Análise de Eficiência corroborou a eficácia tanto da escolha dos PAIs como estrutura organizacional, quanto da estratégia de expansão das atividades dos programas, permitindo prever que seu futuro crescimento contribuirá para o aumento da eficiência técnica dos programas.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6206
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/268
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.