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Título: Relationship Between Strategy Shaping and Management Control Systems
Relação Entre Formação Estratégica e Sistemas de Controle Gerencial
Palavras-chave: Formação Estratégica; Estratégia Empresarial; Sistemas de controle gerencial; Alavancas de controle; Construção civil
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: This research analyzed the interactions between strategy shaping and management control systems, having as parameter of analysis the system of levers of control recommended by Simons (1995). A multiple case study was carried out of two companies in the construction sector in Brazil. It was found that these companies use generic niche strategies to sell the properties they have built. One of these companies uses long-term planning while the other is guided by short-term perspectives and perceptions. Both companies employ various formal control tools. It was noted, however, that some of these tools exist for the purpose of meeting the requirements of standards and audits established by certifying bodies and are not being used as tools for decision making. It was thus concluded that the relationship between managerial controls and the shaping of strategy in these organizations occurs in a passive way, with the management control systems serving as guarantors of the accomplishment of organizational strategies and goals, but not being used effectively to identify opportunities or as a source for shaping new strategies.
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações existentes entre a formação estratégica das empresas e seus sistemas de controle gerencial, tendo como parâmetro de análise o sistema de alavancas de controle preconizado por Simons (1995). Foram realizados dois estudos de caso em duas empresas do setor de construção civil da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Nessa perspectiva, identificou-se que as empresas pesquisadas utilizam estratégia genérica de enfoque para vender seus empreendimentos, sendo que uma empresa possui planejamento de longo prazo e a outra se guia por perspectivas de curto prazo. As empresas analisadas possuem diversas ferramentas formais de controle, contudo notou-se que parte dessas ferramentas existem com o objetivo de atender as normas e auditorias estabelecidas por órgãos certificadores, não sendo utilizadas para a tomada de decisão. Nesse sentido, concluiu-se que a relação existente entre os controles gerenciais e a formação da estratégia dessas empresas se dá de forma passiva, servindo os sistemas de controle gerencial como garantidores da realização das estratégias e metas organizacionais, mas não sendo os mesmos usados efetivamente como forma de identificação de oportunidades e fonte da formação de novas estratégias.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6289
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/1147
10.21714/1984-3925_2017v20n1a8
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