Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6301
Título: Cognitive Dissonance or Agency Theory, what Explains the Loss of Impairment of Goodwill?
Dissonância Cognitiva ou Teoria da Agência, o que Explica a Perda por Impairment do Goodwill?
Autor(es): "This work was carried out with the support of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Financing Code 001"
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001"
Palavras-chave: Cognitive Dissonance; Agency Theory; Impairment; Goodwill.
Dissonância cognitiva; Teoria da Agência; Impairment; Goodwill.
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: Objective: The purpose of this research is to analyze the impairment loss of goodwill in companies listed in Brasil, Bolsa, Balcão [B]3 from the perspective of Agency Theory and Cognitive Dissonance Theory.Method: We used a sample composed of Brazilian non-financial publicly traded companies listed in [B]3. The analysis was conducted through the logistic regression, considering an unbalanced panel data set for the period from 2010 to 2016.Originality/Relevance: This study uses a theory of psychology, the Cognitive Dissonance Theory, to try to explain the occurrence of goodwill impairment loss.Results: The results point to the Cognitive Dissonance Theory as the theory that explains the goodwill impairment loss, since managers tend to record a goodwill impairment loss in the current year, when there was already a loss recorded in the previous year, as a way to decrease the mental discomfort caused between their cognitions.Theoretical/Methodological contributions: It contributes to the literature in order to associate the decisions made by managers with a psychological behavioral theory that until now has not received prominence in the attempts to justify the decisions of agents. The gain from this research is also directed to investors, as it allows them to make decisions not only based on what the accounting reports say, but taking into account other aspects, such as managers’ behavior and cognitions.
Objetivo: analisar a perda por impairment do goodwill nas empresas listadas na [B]3 (Brasil, Bolsa, Balcão), sob a ótica da Teoria da Agência e da Teoria da Dissonância Cognitiva.Método: utilizou-se uma amostra composta pelas empresas brasileiras não financeiras de capital aberto listadas na [B]3. O método empregado foi a regressão logística, considerando-se um conjunto de dados em painel desbalanceado, referente ao período de 2010 a 2016.Originalidade/Relevância: este estudo recorre a uma teoria da psicologia, a Teoria da Dissonância Cognitiva, para tentar explicar a ocorrência da perda por impairment do goodwill.Resultados: os resultados apontam que a Teoria da Dissonância Cognitiva explica a perda por impairment do goodwill, pois os gestores tendem a registrar uma perda por impairment do goodwill no ano atual, quando já houve registro de perda no ano anterior, como forma de diminuir o desconforto mental causado entre suas cognições.Contribuições teóricas/metodológicas: associar as decisões que os gestores tomam a uma teoria psicológica comportamental que, até o momento, não tem recebido destaque nas tentativas de justificar as decisões dos agentes. O ganho com esta pesquisa direciona-se, também, aos investidores, pois permite que eles tomem decisões não apenas com base no que os relatórios contábeis apresentam, mas também considerando outros aspectos, como o comportamento e as cognições dos gestores.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6301
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/2140
10.21714/1984-3925_2020v23n2a4
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.