Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6350
Título: Impacto de Mecanismos de Auditoria na Precificação de Ações: evidências sob a perspectiva da relevância e da tempestividade para o ano de 2010 no Brasi
Autor(es): CNPq
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: Tendo como base o fato de que as informações contábeis impactam preços e retornos no mercado de capitais e de que o processo de auditoria é capaz de agregar valor informacional às demonstrações contábeis, já que busca garantir fidedignidade do conteúdo das mesmas frente às normas contábeis vigentes, o presente artigo tem como objetivo analisar a influência de mecanismos de auditoria - existência do comitê de auditoria, tipo de empresa de auditoria e mecanismo de rodízio de auditoria - na relevância e na tempestividade da informação contábil para o mercado brasileiro de capitais. Procura-se, então, contribuir com a discussão sobre o impacto empírico dos mecanismos de auditoria no mercado de capitais. Para tanto, utilizou-se a análise de regressão em informações do exercício de 2010 de empresas não financeiras de capital aberto, com ações negociadas na BM&FBOVESPA. Os dois modelos econométricos foram construídos tendo como base os estudos de Collins, Maydew e Weiss (1997), Lima (2010) e Macedo et al. (2011). Os resultados mostraram que, nos casos de auditoria por empresa big four e de existência de comitê de auditoria, há impacto significativo na relevância da informação contábil. Além disso, de maneira geral, os mecanismos de auditoria não possuem impacto estatisticamente significativo na tempestividade da informação contábil.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6350
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/645
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.