Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6388
Título: Governança Corporativa: Um Estudo Bibliométrico da Produção Científica das Dissertações e Teses Brasileiras
Autor(es): A pesquisa é um dos resultados do Projeto Pró-Administração que recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: O objetivo deste trabalho foi investigar as características da produção científica das dissertações e teses que tratam do tema governança corporativa em programas stricto sensu de administração do Brasil, no período de 1998 a 2009. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e quantitativa. Foram analisadas 132 dissertações e teses. Os principais resultados encontrados foram: crescimento dos trabalhos a partir de 2002; a predominância dos mestrados acadêmicos; a Universidade de São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas-SP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro são as Universidades com maior volume de dissertações e teses defendidas, impactando diretamente na região Sudeste; boas práticas de governança corporativa, estrutura de propriedade, estratégia empresarial, desempenho empresarial, fundos de pensão, conselho de administração e empresa familiar, foram os temas abordados nas 132 dissertações e teses com maior destaque; predomínio da abordagem quantitativa nos trabalhos investigados, seguido do método de estudo de caso e das ferramentas de coleta de dados que foram: a pesquisa documental e as entrevistas. Ainda no que tange à abordagem quantitativa, destacaram-se os testes estatísticos: regressão, Mínimos Quadros e Q de Tobin.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6388
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/475
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.