Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6443
Título: A Produção Científica de Custos: Análise das Publicações em Periódicos Nacionais de Contabilidade sob a perspectiva das Redes Sociais e da Bibliometria
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: O objetivo do estudo é identificar as características da produção científica de custos, publicada em periódicos nacionais de contabilidade listados no Qualis/CAPES, sob a perspectiva das redes sociais e da bibliometria. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada por meio de estudo bibliométrico e formação de redes. A pesquisa bibliométrica foi realizada com base na análise de conteúdo de 80 artigos sobre custos publicados em 9 periódicos de contabilidade desde sua primeira edição até julho de 2011. Os resultados da pesquisa mostram que as temáticas em custos abordam: métodos de custeio, com 23 artigos; custos para planejamento e controle, com 20 artigos; aplicações em custos, com 19 artigos; abordagem contemporânea, com 15 artigos; e, a temática de ensino e pesquisa, com 5 artigos. Com relação aos métodos de pesquisa, o estudo de caso foi predominante, utilizado em 29 artigos; seguido de revisão bibliográfica, em 21 artigos;posteriormente, com número reduzido de utilização, consta a survey, em 10 artigos. Observou-se ainda que as redes sociais estão em fase embrionária, prevalecendo as pequenas redes, sem consideração aos centros de distribuição de informações nas pesquisas publicadas. Conclui-se que os resultados evidenciam aspectos interessantes da produção científica na área de custos, que podem ser ampliados em futuras investigações sobre essa temática.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6443
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/404
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.