Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6449
Título: Relação entre as Características do Comitê de Auditoria e o Atraso da Emissão do Relatório da Auditoria Independente (Audit Delay)
Autor(es): CNPQ
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: O atraso na entrega do parecer de auditoria externa é denominado na literatura de audit delay ou audit report lag. A literatura destaca que quanto maior o atraso deste parecer de auditoria, pior para a empresa, pois pode sinalizar a existência de problemas na qualidade das informações contábeis. Neste sentido, o artigo objetiva verificar a relação entre as características do comitê de auditoria (CA) e o audit delay (AD). As características do comitê de auditoria analisadas foram o tamanho, independência e expertise. Também foram utilizadas variáveis relacionadas à empresa auditada e a firma de auditoria. A amostra resultou em 95 empresas listadas na BM&FBovespa que possuem comitê de auditoria e que continham todas as informações das variáveis utilizadas. Os resultados indicam relação inversa entre as características do comitê de auditoria com o AD. Isto indica que quanto maior o comitê de auditoria e maior o número de membros independentes e com conhecimento em finanças, contabilidade e auditoria, menor será o prazo de entrega do parecer de auditoria independente. Constatou-se ainda que as características da empresa auditada (tamanho, nível de governança corporativa e endividamento) e da firma de auditoria (tamanho e honorários) não possuem uma relação forte com o AD, mesmo mostrando-se positiva.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6449
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/804
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.