Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6530
Título: Avaliação de Desempenho e Contabilidade Gerencial: Revisão Integrativa da Literatura para Superar as Dificuldades de Aplicação Prática da Avaliação de Desempenho na Gestão Organizacional
Autor(es): Capes e CNPQ
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho; Contabilidade Gerencial; Gestão do Desempenho Organizacional; Revisão Integrativa.
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: Esta pesquisa realizou uma revisão integrativa da literatura sobre avaliação de desempenho (AD), de modo a evidenciar como a Contabilidade Gerencial pode contribuir para superar as dificuldades de utilização das informações geradas pela AD na gestão organizacional. Trata-se de revisão integrativa da literatura, com análise de 32 artigos, relevantes e com reconhecimento científico, selecionados por meio do ProKnow-C. Foram construídas taxonomias de interseção entre os elementos do Sistema de Avaliação de Desempenho com o conceito norteador desta pesquisa, que indica a função essencial da AD como sendo o aprendizado organizacional. Ainda, apontaram-se as dificuldades na consecução de atividades da avaliação de desempenho que contribuem para a não apropriação das informações geradas pela AD na gestão organizacional. Entre as dificuldades apontadas, nota-se que as atividades estão concentradas na etapa de pensar e estruturar o sistema de avaliação. O acesso do contador gerencial pode facilitar a concepção e a operacionalização da AD. Por fim, apresenta-se a agenda de pesquisa que direciona meios para envolver-se com a AD e trazer a gestão de volta à Contabilidade Gerencial.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6530
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/1489
10.21714/1984-3925_2018v21n3a3
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.