Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6555
Título: A Eficiência da Aplicação de Recursos Voltada à Saúde Pública nos Municípios Brasileiros
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde, Administração de serviços de saúde, Saúde pública, Eficiência, Alocação de recursos.
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência da aplicação de recursos pelos municípios brasileiros nas ações de acesso aos serviços públicos de assistência à saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e de alcance da efetividade desses serviços. Para isso, foram avaliados 4.598 municípios por meio do método de Análise por Envoltória de Dados (DEA, do inglês Data Envelopment Analysis), tendo sido utilizados, como variáveis-insumo, gastos com saúde, gastos com educação, renda, taxa de alfabetização e residências com saneamento e, ainda, o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), como variável-produto. Notou-se que 6,1% dos municípios podem ser considerados referências na alocação dos insumos, visando à obtenção de melhores resultados no IDSUS, estando a maioria dos municípios localizada na faixa de eficiência entre 0,70 e 0,79 (máximo 1). São apontados, no estudo, os municípios benchmark e aqueles com piores resultados, para cada um dos seis grupos homogêneos. Sem as ineficiências reveladas, o resultado do IDSUS poderia ser melhorado em 1,08 ponto, em média. Evidencia-se que possuir melhor resultado no IDSUS pode não significar maior eficiência na alocação de recursos, fato observado nos municípios com piores resultados nesse índice.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6555
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/1154
10.21714/1984-3925_2018v21n1a2
Aparece nas coleções:Contabilidade, Gestão e Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.