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Título: The Effect of Corporate Diversification on Tax Aggressiveness in Brazilian Companies
O Efeito da Diversificação Corporativa sobre a Agressividade Tributária nas Empresas Brasileiras
Palavras-chave: Tax aggressiveness; Corporate diversification; Single-segment
Agressividade fiscal; Diversificação corporativa; Segmento único.
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: Objective: To verify whether firms that operate in several different business sectors are more tax aggressive in comparison to firms that operate in a single or a few segments.Method: The study analyzes a sample of firms listed in the Brazilian stock exchange B3 in the period from 2010 to 2017. To verify the existence of a relationship between diversification and tax aggressiveness, a data panel regression model with fixed effect of company and year was used and additionally the logit model. To measure tax aggressiveness, it was used ETR (effective rate of taxation) and ETR long (long-run effective tax rates).Originality/relevance: This type of research is unprecedented in Brazil, being a point not yet explored in the literature, in view of its peculiarities of a developing country. Relevant to define the effect of diversification on tax aggressiveness.Results: It was observed that the more companies are diversified, the lower the probability of having low tax aggressiveness, or that more diversified companies are more likely to be more aggressive, compared to companies with only one segment. Therefore, the results indicate that among companies with segments, the more segments, the more aggressive the company.Theoretical/Methodological contributions: A better understanding of the phenomenon of tax aggressiveness, causes and determinants, having implications for financial statement users, in particular tax regulators.
Objetivo: esta pesquisa objetivou verificar se as empresas diversificadas em seus negócios são mais agressivas tributariamente quando confrontadas com as empresas de segmento único ou com menor número de segmentos.Método: utilizou-se uma amostra de empresas listadas na [B]3 no período de 2010 a 2017. Para verificar a existência de uma relação entre diversificação e agressividade fiscal, foi utilizado o modelo de regressão linear múltipla com dados em painel de efeito fixo de empresa e ano e, adicionalmente, usou-se o modelo logit com resposta binária para a variável explicada. Foram aplicadas duas métricas para mensurar a agressividade tributária: o ETR (taxa efetiva de tributação) e o ETR LONG (taxa efetiva de tributação de longo prazo).Originalidade/relevância: esse tipo de pesquisa é inédito no Brasil, por ser um ponto ainda não explorado pela literatura às peculiaridades de um país em desenvolvimento, e é relevante para que se defina o efeito da diversificação na agressividade tributária.Resultados: observou-se que, quanto mais as empresas são diversificadas, menor será a probabilidade de se ter baixa agressividade tributária, e que empresas mais diversificadas têm maior probabilidade de serem mais agressivas, se comparadas às empresas com apenas um segmento. As análises indicam que, entre as empresas com segmentos, quanto mais segmentos elas possuam, mais agressivas serão.Contribuições teóricas/metodológicas: o estudo contribui para a melhor compreensão do fenômeno da agressividade fiscal e de suas causas e determinantes, com implicações para os usuários da informação, em particular para os reguladores tributários, e para a gestão, que identifica possível vantagem fiscal da diversificação corporativa.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6562
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/2024
10.21714/1984-3925_2020v23n1a3
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