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Título: Social Support and Work Stress: A Mixed Method Analysis
Suporte Social e Estresse no Trabalho: Uma Análise com Métodos Mistos
Autor(es): UniCEUB - Centro Universitário de Brasília
IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília - Centro Universitário
Palavras-chave: social support; organizational support; stress; coping; mixed methods.
suporte social; suporte organizacional; estresse; coping; métodos mistos.
Editora / Evento / Instituição: Journal of Accounting, Management and Governance
Revista Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: Occupational stress and coping strategies have increasingly become the focus of research for their applied feature. The aim of this study was to investigate how social support has helped people deal with stressful situations in the workplace. In order to reach this aim an exploratory mixed method embedded research design was conducted. Study 1, quantitative, described the level of satisfaction with social support and perceived organizational support by employing a scale that summarized factors of the perceived organizational support. Study 2, a qualitative one, sought to describe the stressors in the workplace environment, to whom the workers resorted to, and the kind of perceived social support. The group interview script was based on the dimensions proposed by Folkman e Lazarus (1985) model. Fifty-one volunteer workers participated in the study. Results showed a lack of social support in the workplace: incivility of colleagues and managers, psychological contract breach and conflict of values. Investments in personal development that stimulate urbanity in organizations and a listening space for employees are suggested actions that can benefit affective dimensions of work.
Estresse ocupacional e estratégias de enfrentamento (coping) ganham espaço em investigações por seu caráter aplicado. O objetivo desta pesquisa foi investigar como o suporte social contribui para as pessoas lidarem com situações estressantes no ambiente de trabalho. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa com métodos mistos e delineamento exploratório embutido. O Estudo 1, quantitativo, descreveu o grau de satisfação com o suporte social e suporte organizacional utilizando-se uma escala que resumiu fatores de percepção do suporte organizacional. O Estudo 2, qualitativo, buscou descrever estressores, fontes e tipos de suporte social percebido no ambiente de trabalho. Utilizou-se um roteiro de entrevista em grupo baseado nas dimensões deste construto. Participaram 51 trabalhadores voluntários. Utilizou-se o modelo de Lazarus e Folkman (1984). Os resultados remeteram a estressores associados à falta de suporte social no trabalho: incivilidade de colegas e gestores; quebra de contrato psicológico e conflito de valores. Investimentos em desenvolvimento de pessoas que estimulem a urbanidade nas organizações e um espaço de escuta para colaboradores são sugestões de ações que podem beneficiar dimensões afetivas no trabalho.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6609
Outros identificadores: https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/1296
10.21714/1984-3925_2017v20n3a7
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