Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6659
Título: Administração Financeira de Curto Prazo no Setor Siderúrgico Brasileiro: Estudo Comparativo entre a Gerdau S.A e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
Palavras-chave: Ciências Contábeis
Administração financeira de curto prazo; Liquidez; Rentabilidade; EBITDA
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
Descrição: A adequada administração financeira de curto prazo é fundamental para que as empresas alcancem um desempenho eficiente e tenham prosperidade. A gestão do capital de giro envolve planejamento e controle de itens do ativo e passivo circulante devendo se primar pela recuperação de todos os custos e despesas que ocorrerem durante o ciclo operacional e pela obtenção do lucro almejado. Devido a limitações do mercado, no Brasil, as empresas utilizam em pequena escala o endividamento de longo prazo tornando como principais fontes de recursos, obrigações para com terceiros de curto prazo e retenção de lucros. Ao se observar o cenário econômico brasileiro, verifica-se que o setor siderúrgico tem grande participação no saldo comercial do país e possui referência mundial em relação a produção de aço bruto. A Gerdau S.A e a Companhia Siderúrgica Nacional são empresas de destaque neste setor. Nesse aspecto, foi realizada a análise comparativa e a avaliação intrínseca das duas empresas em questão, revelando como ambas registram sua administração financeira de curto prazo. Os resultados indicaram que as duas entidades enfrentaram situações distintas entre 2010 e 2012, sendo evidenciado o efeito tesoura em uma das duas comparadas. Na visão geral, tanto a liquidez como a rentabilidade sofreram queda, porém, a geração de caixa mostrou-se eficiente.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6659
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/GECONT/article/view/2283
Aparece nas coleções:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.