Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6664
Título: Um Estudo Bibliométrico Sobre as Características dos Artigos de Perícia Contábil dos Periódicos Eletrônicos Nacionais de Acesso Gratuito de Ciências Contábeis
Palavras-chave: Ciências Contábeis
Perícia Contábil; Periódicos Eletrônicos; Bibliometria.
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
Descrição: Este trabalho teve como objetivo verificar quais as características dos artigos científicos publicados nos periódicos eletrônicos nacionais de contabilidade que abordam a temática de Perícia Contábil. A pesquisa realizada é classificada como descritiva e exploratória. Os periódicos foram selecionados através do sítio eletrônico WebQualis. Foram encontrados trinta e cinco periódicos listados que atendiam a primeira delimitação da pesquisa (ter contábil, contábeis ou contabilidade no nome), sendo selecionados vinte e dois periódicos eletrônicos que possuíam acesso gratuito, onde foram encontrados três mil cento e três artigos e selecionados vinte artigos que atendiam aos requisitos da pesquisa (conter os termos perícia, laudo pericial e/ou perito no título, resumo e/ou palavras-chave). Foram analisadas as seguintes características dos artigos: número de autores, sexo dos autores, formação acadêmica, maior titulação, os autores que mais publicam na temática, a natureza das instituições as quais os autores estão vinculados (pública ou privada), a frequência de publicações por instituição, sua localização geográfica, bem como o método de coletas dos dados dos trabalhos e classificação das referências utilizadas. Observou-se neste estudo a pouca quantidade de trabalhos na temática nos periódicos analisados, correspondendo a 0,64% do total de artigos dos periódicos. O perfil encontrado nesse estudo aponta uma predominância de trabalhos com quatro autores (30%), sendo sua maioria de sexo masculino (70%), com formação acadêmica em Ciências Contábeis (56,67%), mestres (26,67%) ou doutores/PhD (26,67%), provenientes de instituições públicas (50%) e da região sudeste (43,14%) e que utilizam predominantemente referências nacionais (93,54%).
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6664
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/GECONT/article/view/2288
Aparece nas coleções:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.