Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6680
Título: CONVERGÊNCIA BRASILEIRA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA DOS CONSELHOS DA CLASSE CONTÁBIL
Palavras-chave: Contabilidade.
Normas internacionais de contabilidade; Normas brasileiras de contabilidade; Convergência; Comunicação eletrônica.
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
Descrição: As normas internacionais de contabilidade e as mudanças por elas demandadas impactam diretamente os profissionais da contabilidade, pois ensejam adequação profissional. O objetivo deste artigo é avaliar, se em virtude da necessidade de adequação dos profissionais da contabilidade às normas internacionais, as páginas institucionais (PI) de contabilidade no Brasil, veicularam matérias a respeito da convergência, capazes de promover o interesse para busca da necessária readequação profissional, em período crucial para a convergência. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem infométrica, em que se analisa o conteúdo das PI com base na metodologia proposta por Lawrence Bardin. A amostra consiste de 15.267 (quinze mil, duzentos e sessenta e sete) títulos coletados nos sites dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, referentes ao período de 2006 a 2009. Os resultados indicam que a publicação de matérias relacionadas à convergência às normas internacionais nas PI dos conselhos da classe contábil é realizada em quantidades crescentes, porém claramente insuficientes para a necessária mudança no perfil dos profissionais, pois não proporciona as informações necessárias para motivar e promover a readequação requerida.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6680
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/GECONT/article/view/2700
Aparece nas coleções:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.