Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6681
Título: AVALIAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ENTRE UNIVERSIDADE PÚBLICA E EMPRESAS: CENÁRIO ATUAL E PROPOSTA DE AGENDA
Palavras-chave: Gestão Pública
transferência de tecnologia; universidade pública; políticas públicas; agenda política.
Editora / Evento / Instituição: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
Descrição: O objetivo deste trabalho é apresentar o cenário atual da dinâmica referente à Transferência de Tecnologia entre Universidade e Empresa (TTUE) e sugerir um esquema de proposta de Agenda Política de discussão. A pressão imposta pela globalização dos mercados e pela competitividade crescentemente acirrada entre empresas de todo o mundo posiciona o conhecimento inovador como ferramenta fundamental para sobrevivência das organizações. O conhecimento inovador resultante das pesquisas científicas acadêmicas possui potencial para que as empresas produzam produtos novos e de formas inovadoras. Porém, os processos de TTUE não são favorecidos por políticas públicas governamentais que os estimulem, inexistindo um arcabouço legislativo específico, moderno e consistente que contemple as necessidades da TTUE. A metodologia utilizada para elaboração deste artigo foi a revisão bibliográfica conceitual e temática combinada com a análise das leis mais pertinentes e que envolvem em algum grau a Transferência de Tecnologia. O resultado principal deste artigo foi apresentar uma proposta de Agenda Política de discussão abrangente e atualizada para o tema.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6681
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/GECONT/article/view/2701
Aparece nas coleções:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.