Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6996
Título: DISCLOSURE SOCIAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS E BRITÂNICAS À LUZ DA TEORIA INSTITUCIONAL
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa. Divulgação Social. Teoria Institucional. Guia de Responsabilidade Corporativa nos Relatórios Anuais. UNCTAD
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: O presente estudo objetiva investigar, com base nos indicadores recomendados no Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais, da ONU, as principais características da divulgação de informações sociais das 30 maiores empresas brasileiras e das 30 maiores empresas britânicas classificadas segundo o ranking The Global 2000, da revista Forbes; e as prováveis explicações para os resultados à luz da Teoria Institucional. Trata-se de estudo exploratório, compreendendo pesquisa documental e análise de relatórios anuais e sociais. A análise dos dados se deu com o emprego de técnicas como distribuição de frequência, média aritmética e testes de igualdade entre médias amostrais. No exame dos dados obtidos, percebe-se uma maior divulgação dos indicadores faturamento total bruto e pagamentos ao governo – explicada a partir do pilar regulativo da Teoria Institucional; do indicador contribuições voluntárias à sociedade civil – explicada pelo pilar cognitivo da Teoria Institucional; e do indicador novos investimentos – atribuída ao peso do grupo de stakeholders a quem se destina a informação. Aplicados os testes estatísticos, evidenciou-se uma maior divulgação social nas empresas brasileiras, em cinco dos quinze indicadores estudados. Este estudo amplia a análise comparativa da divulgação social de empresas brasileiras e companhias de países considerados avançados em RSC.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/6996
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/68
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.