Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7027
Título: | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES MOTIVADOS |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem. Motivação intrínseca. Motivação extrínseca. Ciências Contábeis. |
Editora / Evento / Instituição: | AnpCONT |
Descrição: | Esta pesquisa tem como objetivo averiguar a frequência do uso de estratégias de aprendizagem, identificar a motivação para aprender e verificar a relação entre essas duas variáveis numa amostra de 480 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem de Boruchovitch e Santos (2004) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Neves e Boruchovitch (2007). Para a apreciação dos resultados foi realizada a análise fatorial para agrupamento dos fatores relativos às duas escalas. Em seguida, foi aplicada a correlação linear para medir o índice de correlação entre os fatores gerados. Verificou-se que a relação entre a motivação intrínseca e o uso de estratégias de aprendizagem pelo aluno é significativa, ou seja, alunos intrinsicamente motivados estudam por vontade e prazer e, por isso, adotam procedimentos que melhoram os resultados do seu aprendizado. A relação entre a motivação extrínseca e a ausência de estratégias de aprendizagem também foi significativa, mostrando que alunos que estudam motivados por obrigações, recompensas e punições não utilizam estratégias de aprendizagem em seus estudos. Esses resultados sugerem que o uso de estratégias de aprendizagem pelos alunos é importante para o seu desempenho e é potencializado pela motivação intrínseca. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7027 |
Outros identificadores: | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/258 |
Aparece nas coleções: | Revista ASAA |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.