Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7155
Título: PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DESEMPENHO GERENCIAL: UMA META-ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENCONTRADASEM PESQUISAS DESENVOLVIDAS NA ÁREA COMPORTAMENTAL DA CONTABILIDADE
Autor(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Artigo relacionado ao Projeto “Pesquisas em desempenho gerencial de gestores com responsabilidade orçamentária” (Processo: 472195/2014-0).
Palavras-chave: Meta-Análise; Contabilidade Comportamental; Orçamento; Desempenho Gerencial.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: Esta pesquisa buscou fornecer uma revisão meta-analítica dos determinantes da relação entre a participação orçamentária e o desempenho gerencial em pesquisas desenvolvidas na área comportamental da contabilidade. Para tanto, utilizou-se da técnica de meta-análise em 17 estudos publicados em Journals de alto impacto, especializados na área contábil e indexados na base Scopus, que analisaram a relação entre a participação orçamentária e o desempenho gerencial, no período de 1978 a 2015. A Meta-análise possibilitou resumir os resultados de pesquisas anteriores a respeito dessa relação, incluindo variáveis individuais quantitativamente. Os resultados encontrados em um período de 37 anos de pesquisas nesta área apontam que quatro variáveis comuns possuem poder explicativo para o desempenho gerencial. Evidenciam que as variáveis de dificuldade na tarefa, justiça regulamentar, interação entre a ênfase no orçamento e a participação orçamentária, e a interação entre a participação orçamentária e a dificuldade na tarefa, são determinantes para predizer o desempenho gerencial. Os achados desta pesquisa corroboram com os resultados de pesquisas internacionais fragmentadas, fortalecendo a compreensão sobre a relação entre a participação orçamentária e o desempenho gerencial. Neste caso, sugerem uma possível explicação para os resultados conflitantes encontrados sobre o tema, sugerindo que a participação orçamentária pode influenciar indiretamente o desempenho gerencial e não de forma direta. Também revelam que a pesquisa comportamental na área contábil ainda é incipiente, observando o efeito de poucas variáveis em sua investigação, constituindo-se um campo de pesquisa ainda pouco explorado.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/7155
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/307
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.